vale-a-pena-fazer-um--curso-tecnico

O curso técnico ainda é uma modalidade de qualificação eficiente para o mercado de trabalho? Esta dúvida tem sido constante entre os jovens que iniciam a carreira profissional.

Além disso, a competitividade aumentou muito nos últimos anos. O que favorece para o surgimento de diversas dúvidas aos jovens que estão procurando o primeiro emprego.

Sendo assim, confira agora se esta modalidade de curso vale a pena e se realmente faz diferença para as habilidades e competências que estão sendo exigidas pelo mercado de trabalho.

Mas antes, veja o que é um curso técnico, como surgiu e o seu desenvolvimento com o passar dos anos.

Curso técnico: O que é?

O curso técnico é uma modalidade de profissionalização que pode ser realizada pelos alunos durante o período do ensino médio ou após a conclusão do ensino básico.

Estes cursos possuem curta duração, podendo ser de até dois anos. Contribuem para que o aluno possa se profissionalizar para o mercado de trabalho.

Um fator principal sobre esta modalidade de aprendizado é que o aluno tem a possibilidade de encontrar mais rápido o seu primeiro emprego. O que se diferencia da graduação tradicional que possui uma duração maior.

Além disso, o curso técnico pode proporcionar aos estudantes conhecimentos práticos, objetivos e principalmente específicos, voltados para determinado segmento. Conhecidos como hard skills.

Tais habilidades e competências apreendidas nestes cursos, são as mais cobradas pelo mercado de trabalho atual.

Quando surgiu o curso técnico?

O governador do Rio de Janeiro, mais conhecido como presidente do Estado do Rio, chamado Nilo Peçanha, iniciou a modalidade de ensino técnico no Brasil. O decreto sobre a formalização deste ensino aconteceu no ano de 1906.

Assim, Nilo Peçanha criou cerca de quatro unidades de ensino profissional técnico.

Inicialmente o curso técnico foi um fator importante e a principal fonte de profissionalismo para muitas pessoas no país.

Durante décadas, foi a modalidade de ensino que mais formou profissionais para o mercado de trabalho.

No entanto, com o acesso e a democratização do ensino superior, algumas pessoas mudaram de foco. Passaram a considerar a faculdade mais importante para conseguir um bom emprego e reconhecimento na sociedade.

Mas, por conta das exigências do mercado de trabalho, e principalmente do crescimento da internet, o curso técnico se tornou uma modalidade de ensino bem vista novamente para o mercado de trabalho.

Tanto pela flexibilidade que este ensino oferece, como pela maior facilidade para a entrada no mercado profissional e outros fatores que também podem ser vantajosos.

Ensino técnico ainda vale a pena?

Sim, o mercado de trabalho ainda valoriza a sua formação. Principalmente algumas habilidades práticas que muitas vezes não são oferecidas nos cursos superiores tradicionais.

Não só isso, como também empregabilidade. Pois, os profissionais formados pelo ensino técnico possuem certa facilidade para encontrar empregos rapidamente.

De acordo com uma pesquisa realizada entre 2008 e 2012 pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial -, 74% dos alunos que realizaram os cursos profissionalizantes, um ano após o encerramento já estavam trabalhando.

Outro ponto importante, permite a especialização em menor tempo. O que em uma universidade você demoraria cerca de 4 a 6 anos para se formar, no curso técnico você se forma em apenas 2 anos.

Mas, é importante lembrar que o curso profissionalizante não recebe diploma de curso superior, e sim técnico.

Os valores mensais são mais acessíveis, sendo um fator principal para pessoas que são de baixa renda. Ainda, oferece salários bons e é bem aceito no mercado profissional.

Além disso, é o primeiro passo para que você possa escolher a sua graduação de uma forma mais assertiva.

O curso técnico faz diferença para o mercado de trabalho?

Sim, uma das grandes diferenças entre o curso técnico e o superior é que o ensino técnico oferece uma formação especializada para a sua rotina no trabalho. Ao contrário da universidade que foca mais em fatores teóricos.

Ou seja, o aprendizado técnico ajuda para que o estudante esteja apto para o mercado de trabalho. Desse modo, o transforma num candidato mais cobiçado que os seus concorrentes no primeiro emprego.

Isso não significa que não precisa fazer uma faculdade. Ela continua sendo necessária para a maior parte das empresas.

No entanto, para quem precisa iniciar sua carreira, o curso técnico é a modalidade que permite obter de maneira mais rápida uma formação especializada.

Conclusão

Para quem está de olho nas profissões do futuro é importante se preparar e adquirir conhecimentos práticos nas áreas com maior demanda.

O curso técnico pode ser uma boa alternativa para lhe preparar e transformá-lo num profissional desejado pelo mercado.

Para você que faz parte da Geração Z e já está pensando em qual profissão seguir, considere esta modalidade de ensino. Ela pode te ajudar a entender melhor qual caminho profissional você deve seguir.

Compartilhar esta publicação

Mais Notícias

Fale Conosco

Será um prazer falar com você.

SeloVencedorEntidade- (1)

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2344, 8º and. Bela Vista / SP
ampliar@ampliar.org.br
11 3253-3530

Siga-nos

© Ampliar 2020 - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido por  mini_logo_iltda