ESG: saiba porque investir em responsabilidade social alavanca os resultados da sua empresa.

esg-saiba-porque-investir-em-responsabilidade-social-alavanca-os-resultados-da-sua-empresa.

As práticas ESG se tornam cada vez mais importantes no mercado, e podem garantir além de uma boa imagem, retornos positivos para a comunidade e o meio ambiente

Você já ouviu falar em ESG? A sigla em inglês representa três critérios ambientais, sociais e de governança (Environmental, Social and Governance, em inglês) que são utilizados para avaliar a sustentabilidade e responsabilidade das empresas relacionadas ao meio ambiente, às comunidades e à gestão empresarial.

Em todo o mundo, vem se observando uma crescente adoção de critérios ESG pelas empresas, especialmente nos mercados financeiros, já que diversos bancos e concessionárias de crédito, começaram a liberar créditos e recursos para as empresas que já aderiram às práticas.

Para o Ampliar, o ESG já faz parte das rotinas há muito tempo, sendo que além de lidarmos diretamente com os impactos dos negócios sobre o planeta e a sociedade por meio da nossa proposta de educação profissionalizante gratuita e universal, somos uma instituição mantida pela SECOVI-SP, que se compromete com o bem comum e a construção da qualidade de vida, de uma economia mais justa e de negócios que respeita o meio ambiente, e sobretudo as pessoas.

E quando falamos em pessoas, é importante destacar o S da sigla. O critério de responsabilidade social (S) no ESG se refere às práticas empresariais que têm impacto na sociedade e nas comunidades em que a empresa está inserida. Esses critérios incluem uma variedade de temas, como diversidade e inclusão, direitos humanos, saúde e segurança, gestão da cadeia de suprimentos, responsabilidade do produto e envolvimento comunitário.

Um de nossos maiores orgulhos é promover a inclusão sem distinção de jovens em vulnerabilidade no mercado de trabalho através de nosso propósito educacional. Quando inserimos os jovens para o mercado de trabalho, movemos toda a comunidade possibilitando o retorno do conhecimento e do exercício da cidadania, e é importante contar com outras empresas para isso.

Mais do que estabelecer uma boa relação com a vizinhança, as empresas possuem a responsabilidade de gerar benefícios positivos a comunidade do entorno de suas instalações e local de atuação.

É necessário manter práticas relacionadas às operações para, por exemplo, evitar ou controlar a emissão de poluentes, a poluição sonora, a contaminação do solo e dos cursos de água, gerenciar o trânsito de veículos e cargas garantindo a passagem segura das pessoas no entorno.

Ainda, um canal de comunicação precisa estar aberto às demandas da comunidade, que pode ser uma aliada e parceira na busca por soluções conjuntas para problemas locais, como por exemplo a necessidade de mão de obra.

Esses são apenas alguns exemplos de como os critérios de responsabilidade social podem ser aplicados no ESG. A adoção de práticas responsáveis e sustentáveis é fundamental para o sucesso a longo prazo das empresas, pois possuem um impacto direto na sua reputação, atratividade para investidores e a capacidade de se adaptar às necessidades do mercado e da sociedade em geral.

Você tem uma empresa e deseja se tornar parceiro de um projeto que tem responsabilidade social e prepara os jovens para o mercado de trabalho? Entre em contato conosco e saiba mais, contamos com o seu apoio para dar continuidade ao nosso projeto e Ampliar as possibilidades do futuro.

Compartilhar esta publicação

Mais Notícias

Fale Conosco

Será um prazer falar com você.

SeloVencedorEntidade- (1)

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2344, 8º and. Bela Vista / SP
ampliar@ampliar.org.br
11 3253-3530

Siga-nos

© Ampliar 2020 - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido por  mini_logo_iltda