femme-abre-portas-para-jovens-do-ampliar

A parceria com a rede de laboratórios dedicada ao atendimento de mulheres já garantiu três turmas de recepcionistas. Jovens já estão atuando em unidades da Capital

Um olhar mais feminino para o mercado de trabalho, possibilitando oportunidade de emprego a jovens do Ampliar. Esse é o objetivo da parceria que o Ampliar tem com o Femme Laboratório da Mulher. A rede, dedicada ao atendimento exclusivo a mulheres, vem, por meio da parceria, contribuindo com a formação de jovens mulheres para o mercado trabalho e a consequente contratação de parte das participantes de curso do projeto.

Desde que teve início, no final do ano passado, já foram três turmas, um total de 48 jovens formadas. A equipe de RH do Femme participa em diversos momentos ao longo do curso, com palestras de saúde, entrevistas   e trazendo a cultura do Femme. As aulas incluem técnica de atendimento, textos corporativos, etiqueta e postura profissional. O curso tem duração de 40 horas, cerca de um mês, com três aulas semanais.

Vale lembrar que outubro é um mês no qual o olhar para a mulher é ainda maior. O mês destaca os cuidados com o câncer de mama, de forma específica, mas evidencia, de maneira ampla, o cuidado que se deve ter com “elas”, que vão do cuidado pessoal, mas que chegam à atenção ao futuro, à carreira e à vida de cada uma. Um olhar que o Ampliar e o Femme têm cotidianamente.Segundo Rafael Alves, especialista de Responsabilidade Socioambiental – Pessoas e Cultura do Femme, a parceria visa a colaborar com a melhor formação das jovens, mas, ao mesmo tempo, poder proporcionar a elas uma colocação profissional. “Desde que começamos, 17 mulheres foram contratadas pelo Femme e estão atuando em nossas unidades. Nossa previsão é contratar, no mínimo, 50% das participantes. Não é uma meta ou um teto de contratação, pois quanto mais conseguirmos formar e contratar, melhor”, diz.

Uma atuação para o bem da mulher

O Femme tem mais de 40 anos de existência,  a partir dos anos 2000, intensificou a preocupação com o social, disseminando e trabalhando ações e práticas nesse sentido interna e externamente. Entre os projetos sociais, o Femme conta com o Mamografia do Bem, Papanicolau do Bem, campanhas de conscientização e exames para Outubro Rosa (mês de conscientização e combate ao câncer de mama) e Março Lilás (mês de conscientização e combate ao câncer de colo de útero).

O especialista do Femme destaca a participação da área de Recursos Humanos da empresa nessa parceria com o Ampliar desde o primeiro curso, com a contratação de seis das 16 formadas. De acordo com ele o curso compreende alunas entre 16 e 24 anos, mas idade não é um fator de corte na contratação. “A parceria com o Ampliar veio para somar em relação a nossa atuação, ao modelo de negócio que o Femme procura. Começamos como um projeto-piloto no final do ano passado, e foi crescendo. Queremos ter jovens com o espírito de atendimento do Femme, por isso, além do curso, procuramos jovens sem experiência ou em início de uma carreira. Nosso objetivo é fazer com que essas meninas cresçam dentro da empresa”, assegura.

Ele ratifica que a parceria é parte de um processo maior dentro da empresa. Ela apenas iniciou um ciclo, que começa nessa formação, continua no processo seletivo e tem sequência no desenvolvimento da carreira de cada futura colaboradora. “Mais do que um projeto social, para o Femme é abrir a possiblidade de dar uma vida melhor a essas jovens e suas famílias. É um projeto de vida para cada uma delas. Hoje, 92% da mão de obra do Femme é formada por mulheres, desde a base até os cargos de liderança. É essa carreira, esse crescimento pessoal e profissionais, que desejamos que elas vislumbrem”, define.

Alves salienta que a parceria com o Ampliar é a primeira experiência do Femme na formação de mão de obra. De acordo com ele, essa parceria atende a um dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesse sentido, esse trabalho conjunto com o Ampliar atende o ODS número oito, “Trabalho decente e crescimento econômico”, que visa  “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos”.

Uma qualidade de vida melhor

“Mais do que fazer disso uma obrigação, outras empresas devem entender que formar mão de obra tem de ser uma ação contínua, um círculo virtuoso no qual os resultados serão positivos para a própria organização, em particular, e para a sociedade como um todo”, defende Alves.

A parceria com o Ampliar ainda está restrita às 14 unidades do Femme na Capital, mas pode ser estendida à de Osasco e às futuras unidades a serem inauguradas em Santos e Sorocaba. “Acredito que essa parceria é muito bem-vinda. Acho que ela é um exemplo de como podemos proporcionar impacto social positivo. A gente quer que essas mulheres se formem, tenham esse conhecimento técnico, essas habilidades e que tenham tudo isso. Mas, para nós, o mais importante é que elas consigam uma qualidade de vida melhor.”

Segundo Alves, a relação Femme/Ampliar se inicia com esse projeto, mas pode ser estendida a outras ações. “Estamos estudando internamente a participação de nossos colaboradores em ações e campanhas do Ampliar. Ainda não fechamos, estamos analisando, pois precisamos falar com nossos comitês internos, mas são pensamentos que podemos colocar em prática”, conclui Rafael Alves.

Fazendo pessoas crescerem há mais de 30 anos

O Ampliar tem 33 anos de atuação. São mais de três décadas contribuindo para um futuro melhor de muitos jovens. Mas não se faz isso sozinho.

Vem mudando vidas, mas depende de doações para continuar esse trabalho. Conheça mais as ações do Ampliar e participe! Doe! Se doe!

A maior recompensa é ver que jovens crescem, progridem e têm suas vidas mudadas para melhor. Sem a ajuda de pessoas e empresas, que fazem parte dessa história, não seria possível melhorar a vida de milhares de jovens.

A preocupação sobre que caminhos que os jovens podem seguir deve ser de todos. A capacitação profissional e a possibilidade de se melhorar o futuro dos jovens são uma missão ainda mais importante.

Gostou deste artigo? Comente o que achou e compartilhe em redes sociais como forma de colaboração.

Venha conhecer o Ampliar e participar como parceiro, voluntário ou doador.

Compartilhar esta publicação

Mais Notícias

Fale Conosco

Será um prazer falar com você.

SeloVencedorEntidade- (1)

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2344, 8º and. Bela Vista / SP
ampliar@ampliar.org.br
11 3253-3530

Siga-nos

© Ampliar 2020 - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido por  mini_logo_iltda