geracao-y-x-millenials

As pessoas, assim como o mundo, estão em constante evolução. Conforme o contexto social e econômico da época em que nascemos, cada geração se comporta de uma maneira. Geração X, Y, Z e millenials são termos usados para representar as pessoas em razão da época que nasceram. Mas o que isso quer dizer?

Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre quem são cada uma dessas gerações. Principalmente como se comportam socialmente, no mercado de trabalho e de consumo.

Vamos conferir?

Cronologia das gerações

Lembramos que, apesar de serem três as principais gerações que estão ativas e dominam o mercado de trabalho, não são as únicas.

Os Baby Boomers foram os primeiros na definição de gerações e viveram sua juventude nos anos 60 e 70.

Muitos já estão aposentados, mas alguns ainda estão na ativa e, ao contrário do estereótipo conseguiram se adaptar bem ao mundo moderno. São os nascidos entre os anos de 1945 e 1964.

Já a geração X nasceu entre 1965 – 1980, é conhecida por sua independência, mas sem perder o convívio social. Suas maiores lutas são pela liberdade e por seus direitos.

Foram seguidos pelos Millenials ou geração Y, que nasceram de 1981 a 1999. Foi a geração que viu a tecnologia nascer e as maiores transformações mundiais.

Depois deles, a geração Z, os nascidos a partir dos anos 2000. São marcados por uma forte responsabilidade social, porém sofrem um pouco quando o assunto é relacionamento pessoal.

Mas as mudanças ainda não acabaram e uma nova geração começou a nascer a partir da década de 2010. São os Alpha, que prometem revolucionar o mundo.

Geração X

É a geração que deu o pontapé inicial para o mundo em que vivemos hoje. Foi na juventude deles que surgiram conceitos como globalização e, mais adiante, viram a tecnologia começar a despontar.

Entretanto, viveram sob governos rígidos, a exemplo da ditadura militar. Muitos se rebelaram em busca de sua voz e de seus direitos.

Atualmente, exercem profissões mais tradicionais. São juízes, advogados, médicos e engenheiros. Muitos seguiram o serviço público e já estão se aposentando.

Seu comportamento no mercado de trabalho é mais tradicional. E, se usarmos os conceitos atuais de trabalho e emprego, veremos que muitos deles passaram a vida inteira em um único emprego.

O conceito que aprendiam na época era que deveriam fazer carreira por muitos anos em uma mesma empresa. Desse modo, seriam realizados e formariam seu patrimônio.

Millenials (Geração Y)

Essa geração viu os computadores entrarem nas casas das pessoas em sua idade escolar. Utilizaram os primeiros telefones celulares e também os smartphones. Fizeram parte das primeiras redes sociais.

Talvez no início da vida profissional até tenham tido empregos onde apenas executavam suas tarefas em troca de um salário no final do mês. Porém, atualmente, não se satisfazem mais com apenas isso.

Os Millenials querem que suas competências e habilidades sejam empregadas em algo que, com o retorno financeiro, dê também prazer e realização pessoal.

Conseguiram se adaptar muito bem às mudanças do mundo. A internet é uma aliada dessa geração, que a usa cada vez mais para se aperfeiçoar, com cursos online e outras ferramentas que a rede oferece.

São os responsáveis pelos surgimentos das primeiras startups e continuam dominando esse mercado, em busca de soluções para o dia a dia que a humanidade ainda não conseguiu encontrar. E, para isso, a tecnologia é sua grande aliada.

Diferenças entre Millenials e geração Y

Algumas pessoas costumam separar as duas gerações, pois quem nasceu em 1981 viveu um mundo bem diferente de quem nasceu em 1999, especialmente na infância e adolescência.

Mas essa divisão não é unânime e ainda prevalece o entendimento de que, por mais que tenham se passados quase 20 anos de diferença, são todos millenials.

Geração Z

Essa geração já nasceu conectada. Acostumada a ter um smartphone o tempo todo em sua companhia, tem dificuldades em distinguir o mundo real do virtual.

Usa a internet e as mídias sociais como uma maneira de expor seus pontos de vista, sob as mais variadas maneiras possíveis. Preocupada com questões sociais, está sempre discutindo direitos das minorias e outra causa que esteja “em alta” no momento.

São engajados politicamente e muitos estão acostumados a ir às ruas para defender suas opiniões políticas.

Preferem às profissões do futuro, que as gerações X e Y nem sequer podiam imaginar em sua juventude.

Buscam aliar trabalho e lazer em uma atividade só. São nômades digitais, gamers profissionais, influenciadores digitais.

Mas também são inseguros, especialmente com relação ao futuro e à carreira.

Conflito entre gerações

Nos últimos tempos, as redes sociais viraram palco de um grande conflito entre gerações. Sobretudo hábitos, costumes e maneiras de viver, em geral.

O termo cringe passou a ser um dos mais usados na internet.

Cringe é o que a geração Z define como sendo ultrapassado, que dá um pouco de “vergonha alheia”.

Coisas simples como pagar boletos, tomar café da manhã, unhas francesinhas, gostar de Friends e Harry Potter são consideradas cringes pela geração Z.

Os millenials, por sua vez, criticam o jeito de escrever dos Z, que possuem uma linguagem própria, praticamente sem vogais.

Afirmam que eles só acordam ao meio-dia, por isso não tomam café da manhã e só assistem vídeos do TikTok e relacionados à cultura oriental, como os animes.

Resumindo

Neste artigo, apresentamos as principais características da geração X, Y, Z e millenials. Você viu que elas são definidas em função da época que as pessoas nascem e do contexto social.

 E você? Qual geração faz parte?

Compartilhar esta publicação

Mais Notícias

Fale Conosco

Será um prazer falar com você.

SeloVencedorEntidade- (1)

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2344, 8º and. Bela Vista / SP
ampliar@ampliar.org.br
11 3253-3530

Siga-nos

© Ampliar 2020 - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido por  mini_logo_iltda