mercado-de-tecnologia-quais-as-profissoes-de-ti-mais-valorizadas

Com a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, é natural que o mercado de trabalho procure se adaptar às transformações digitais. E para acompanhar essas mudanças, as profissões de TI ganham destaque e valorização.

O que é TI?

TI é a sigla para Tecnologia da Informação. O termo envolve, basicamente, tudo o que é ligado à área, como os recursos para processamento de informações, softwares, hardwares e outros serviços.

Em termos gerais, é o nicho que adapta o uso da tecnologia ao armazenamento e processamento de dados.

A Tecnologia da Informação sem foi vista como a área das profissões do futuro. Mas, arriscamos a dizer que hoje é, na verdade, uma das profissões do presente.

Como está o mercado para as profissões de TI?

Devido à pandemia da Covid-19, os números são animadores para os interessados nessa área. Visto que o mercado de tecnologia está aquecido e ainda deve se manter assim por mais tempo.

No início deste ano, a projeção da área era crescer cerca de 20% – o que é muita coisa!

A necessidade de uma rápida adaptação para o mundo digital movimentou as empresas a contratarem equipes inteiras de TI para atender às demandas do mercado.

Vários projetos que só tinham previsão de serem colocados em prática no futuro, foram antecipados.

O que faz um profissional de TI?

Por ser um mercado amplo, é natural existirem muitas funções a serem exercidas na área de TI.

Vamos falar sobre algumas mais específicas daqui a pouco.

Uma observação interessante é que as transformações no mundo dos negócios fizeram não só com que a demanda pelos profissionais de TI aumentasse, mas que eles também desempenhassem papéis mais importantes nas organizações.

Pessoas ligadas às profissões de TI, deixaram de estar exclusivamente atrás dos computadores para assumirem a frente de equipes de comunicação e gestão de pessoas.

Ou seja, além de oferecer mais vagas para os profissionais de TI, o mercado ainda permite que eles cresçam profissionalmente e construam planos de carreira mais sólidos e duradouros.

Quais são as profissões de TI mais valorizadas atualmente?

A amplitude do mercado permite que a Tecnologia da Informação tenha diversas funções e cargos. Vamos apresentar os principais deles, na lista a seguir.

Desenvolvedor de software

O desenvolvimento de software é considerado uma área criativa entre as profissões de TI. Em geral, os projetos feitos por esses profissionais também envolvem o trabalho de programadores.

Além dos tradicionais sistemas de informação, esse mercado também tem espaço na criação de aplicativos e jogos.

Desenvolvedor Web

O desenvolvedor web tem habilidade para trabalhar com várias linguagens de programação e sistemas operacionais.

Ele também tem a função de lidar com objetivos específicos para o cliente. Por esse motivo, trabalha com projetos mais direcionados à criação de sites, sistemas e plataformas web, lojas virtuais, entre outros.

Ele deve ser capaz de compreender todo o ciclo de um processo de desenvolvimento.

Esta é uma das profissões de TI mais concorridas. Por esse motivo, é comum que os contratantes exijam profissionais formados e/ou com experiências relevantes.

Administrador de banco de dados (DBA)

Como as empresas estão muito mais presentes no meio digital, é natural que exista uma demanda por profissionais que administram dados.

O administrador de banco de dados deve monitorar dados corporativos e fazer análises de Big Data.

A linguagem SQL (Structured Query Language) é uma habilidade imprescindível na área.

Analista de dados

O profissional analista de dados é quem entende as informações e projeções que podem fazer toda a diferença na tomada de decisões de uma empresa.

Uma informação interessante é que esta profissão não fica restrita aos profissionais de computação, mas também engloba especialistas em Estatística, Economia, Matemática, Sistemas de Informações Gerenciais (MIS) ou Ciência da Informação.

Analistas de sistemas de computação

Esses profissionais trabalham com a eficiência das informações de uma organização. De que forma aquela informação chega melhor para quem precisa tê-la?

Essa área, sim, exige formação em cursos correlatos à computação.

Desenvolvedores de aplicativos para dispositivos móveis

Você se lembra de quando não tinha aplicativos de redes sociais no celular? Agora essa parece uma realidade distante, não é mesmo?

Todos os dias surgem novos apps com várias finalidades. São os desenvolvedores que trabalham neles dia e noite.

Eles devem pensar na experiência do cliente e, em geral, são Engenheiros de Software ou Cientistas da Computação.

Analista de segurança da informação

Quem nunca teve medo de ter suas informações vazadas na internet? Os profissionais que desempenham essa função devem proteger dados pessoais e corporativos.

Eles precisam mostrar habilidade para lidar com mudanças e imprevistos e entenderem tudo de computadores e programação.

DevOps

Os DevOps trabalham em equipe e integram desde a engenharia à codificação de informações.

Entre os serviços prestados por eles estão o desenvolvimento de software, controle de qualidade e automatização de processos.

Como será o futuro para as profissões de TI?

Tudo indica que as profissões de TI são o futuro do mercado. Como a maioria das funções pode ser feita de forma online, o trabalho remoto poderá fazer toda a diferença, e grandes empresas poderão contratar profissionais qualificados de qualquer lugar.

Além disso, as rápidas mudanças darão oportunidade para o surgimento de cargos mais aprimorados e, consequentemente, mais capacitações e especialistas no assunto.

Conheça o curso de Assistente de Programação da Ampliar

Se você pretende iniciar sua carreira na área de TI e aproveitar as oportunidades que esse mercado oferece, conheça nosso curso de Assistente de Programação. Veja como ele pode te ajudar a conseguir seu primeiro emprego em uma carreira promissora!

 

Compartilhar esta publicação

Mais Notícias

Fale Conosco

Será um prazer falar com você.

SeloVencedorEntidade- (1)

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2344, 8º and. Bela Vista / SP
ampliar@ampliar.org.br
11 3253-3530

Siga-nos

© Ampliar 2020 - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido por  mini_logo_iltda