Habilidades e competências para 2021: Como os jovens devem se preparar profissionalmente?

habilidades-e-competencias-para-2021-como-os-jovens-devem-se-preparar-profissionalmente

Dia 24 de abril é celebrado Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Essa data foi criada para conscientizar sobre a importância da oferta de trabalho seguro, qualificado e agregador para a juventude.

O dia ressalta a importância dos jovens no mundo no mercado de trabalho. Embora a data seja importante, ainda há muito caminho a ser percorrido para empresas e jovens.

Para as empresas, é essencial criar oportunidades. Para os jovens, fundamental é se preparar para o mercado de trabalho.

As empresas devem abrir caminhos dentro de suas próprias organizações. Isso ocorre com programas para a contratação de jovens trabalhadores. Esses programas podem ser de iniciativa própria ou em parceria com órgãos, ou instituições, que proporcionem essas oportunidades. Como o Ampliar.

Aos jovens cabem se especializar. Procurar cursos preparatórios nos quais suas competências ou habilidades são descobertas, incentivadas ou aperfeiçoadas.

E você vem se preparando para esse momento?

Quais são as habilidades que as empresas procuram em um jovem?

De acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) as duas principais vias de ingresso de jovens no mercado de trabalho são programas de estágio e de aprendizagem. O Projeto Ampliar oferece cursos profissionalizantes para jovens.

Esses programas de aprendizagem geram oportunidades para que jovens ingressem no mercado de trabalho. Eles criam habilidades e conhecimentos que as empresas procuram. Algumas fazem parcerias com ONGs (como o Ampliar) para formar futuros profissionais que podem ser aproveitados por elas.

Segundo especialistas em Recursos Humanos, as empresas estão procurando contratar jovens porque possuem maior capacidade de crescimento dentro de uma organização. Pesquisas conjuntas da PwC (PricewaterhouseCoopers) – empresa de auditoria e consultoria – e Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que a idade é fator determinante na contratação ou não de um candidato.

15 habilidades procuradas pelas organizações em um jovem

  1. Geração de valor para a empresa;
  2. Capacidade de trabalho em ambiente virtual (ainda mais em tempos de isolamento social);
  3. Trabalhar em equipe e colaborar com o grupo;
  4. Analisar cenários e capacidade de propor soluções;
  5. Flexibilidade para lidar com transformações e mudanças repentinas (como a que vivemos);
  6. Resiliência e a capacidade de adaptação às mais diversas situações;
  7. Dedicação ao trabalho;
  8. Empatia com o grupo em que está inserido e com as particularidades de cada pessoa;
  9. Iniciativa, inovação e criatividade;
  10. Ser um líder;
  11. Comunicação;
  12. Estar disposto a aprendizados contínuos;
  13. Executar suas tarefas profissionais sem uma supervisão;
  14. Propor soluções a problemas que apareçam;
  15. Trabalhar, experimentar e testar com foco no crescimento do negócio e da empresa.

Essas são habilidades desejadas pelas empresas de modo geral. Claro, nem todas se encaixam em todas as atividades. Mas, de certa forma, podem ser adaptadas para cada organização e para cada jovem profissional.

Como criar habilidades e competências nos jovens?

É evidente que nem todas essas habilidades e competências nascem com as pessoas. Ainda mais se forem jovens. Elas vêm com a experiência adquirida no dia a dia. Mas muitas delas podem ser percebidas durante entrevistas, e podem ser aprendidas.

Nessas ocasiões é que são percebidos os potenciais. Esses potenciais são adquiridos com o aprendizado. Por isso, o melhor é se preparar para o mercado de trabalho com cursos e formação especializada.

Os jovens continuam sendo a prioridade de recrutadores e isso é um ponto importante. Nesse sentido, a formação educacional ainda é muito importante.

Profissionais de RH dão muita importância à formação educacional de futuros colaboradores. Também são consideradas habilidades como liderança, iniciativa e capacidade para trabalho em equipe.

Em suma, o candidato precisa ser diferenciado, trazer resultados e se identificar com a cultura da empresa, além de ter desejo de crescimento.

O mundo mudou e você precisa estar atento e preparado

O mundo vem mudando de forma acelerada e o mercado de trabalho também. Dessa forma, as exigências e competências procuradas em um candidato também mudaram com os anos, com as décadas.

De acordo com a Cia. de Talentos – grupo cujo objetivo é conectar talentos às vagas do Brasil e da América Latina –, houve uma evolução no que as empresas procuram.

Conforme a empresa, nos anos 1980, organizações davam preferência a jovens formandos em faculdades de primeira linha e com fluência em outros idiomas.

A partir do final dos anos 1990 o comportamento e as competências dos candidatos passaram a ser mais valorizados. Nesse sentido, trabalhar em equipe e a capacidade de análise eram mais bem avaliados.

De 2015 para cá o mercado de trabalho mudou e passou a valorizar competências como a aderência das pessoas a valores e cultura das empresas.

Dessa forma, jovens passaram a ser cobrados não só por sua formação e competências, mas pelo seu autoconhecimento. Assim, ter sonhos e saber de seus valores, suas fortalezas e fraquezas são preponderantes hoje em dia.

E como ficamos com a pandemia?

O mundo deu uma reviravolta do ano passado para cá. O que era o normal passou a ser o novo normal com o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

Isso também afetou o mercado de trabalho.

Cursos online cresceram. Trabalho remoto, o home office para atividades que permitem isso, passou a ser o mais comum. A tecnologia está cada vez mais forte no nosso cotidiano e não seria diferente no mercado de trabalho. Ainda mais para os jovens.

A capacidade de se adaptar e se transformar a situações adversas passou a ser ainda mais valorizada.

Mas o fator humano nunca deixou, e nem deixará, de ser fundamental no mercado de trabalho.

Portanto, aqueles que procuram vencer essas adversidades e se preparar melhor são ainda mais bem vistos pelas organizações.

Os que se viram e se veem em uma situação adversa, e procuram encontrar caminhos são, vistos de maneira positiva pelas empresas. O famoso “na crise, crie” está mais que supervalorizado pelas organizações.

Pense, reflita e aja. Procure o melhor para você e para a sociedade em que vive!

Fazendo pessoas crescerem há 30 anos

O Ampliar é uma instituição local e que aceita ajuda de empresas de todo o porte. As PMEs também podem encontrar espaço e colaborar com as ações da entidade.

A instituição completou, em 2020, 30 anos de atuação. São três décadas contribuindo para um futuro melhor de muitos jovens. Mas não se faz isso sozinho.

Vem mudando vidas, mas depende de doações para continuar esse trabalho. Conheça mais as ações do Ampliar e participe! Doe! Se doe!

A maior recompensa é ver que jovens crescem, progridem e têm suas vidas mudadas para melhor. Sem a ajuda de pessoas e empresas, que fazem parte dessa história de 30 anos, não seria possível melhorar a vida de milhares de jovens.

A preocupação sobre que caminhos que os jovens podem seguir deve ser de todos. A capacitação profissional e a possibilidade de se melhorar o futuro dos jovens são uma missão ainda mais importante.

Gostou deste artigo? Comente o que achou e compartilhe em redes sociais como forma de colaboração. Venha conhecer o Ampliar e participar como parceiro, voluntário ou doador.

Compartilhar esta publicação

Mais Notícias

Fale Conosco

Será um prazer falar com você.

SeloVencedorEntidade- (1)

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2344, 8º and. Bela Vista / SP
ampliar@ampliar.org.br
11 3253-3530

Siga-nos

© Ampliar 2020 - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido por  mini_logo_iltda