Responsabilidade social em pequenas empresas: um diferencial para sua marca, cliente e sociedade. Como fazer?

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Quando se fala em responsabilidade social em empresas, logo vem à mente as grandes companhias. Mas para ter atitudes e ações que façam o bem para a sociedade, não é necessário ser uma empresa de grande porte. As pequenas empresas também podem dar sua parcela de contribuição.

Já falamos aqui sobre empresas que apoiam projetos sociais  e que têm vantagens competitivas, e o quanto isso é percebido pelos consumidores. Cada vez mais eles estão de olho no comportamento das marcas e preocupados com isso.

Embora não tenham a mesma força econômica de uma multinacional, as pequenas e médias empresas também conseguem fazer algo positivo para a sociedade. E fazer disso um diferencial para elas. Existem opções e caminhos para atuar e fazer a diferença para a sociedade.

Veja nesse artigo algumas maneiras para pequenas e médias empresas contribuírem socialmente.

O que é responsabilidade social para empresas?

Responsabilidade social é a forma com a qual uma empresa contribui para o bem da sociedade, criando e proporcionando melhor qualidade de vida para o seu meio. São ações voluntárias de empresas que atuam em benefício do seu público, tanto interno quanto externo.

As ações vêm ao encontro do que a empresa pode fazer com relação às expectativas de todos – cidadãos, consumidores, autoridades públicas e investidores. Ou seja, são ações que a empresa pode fazer para a sociedade.

Não como uma espécie de retribuição, mas como um pensamento coletivo para o bem de todos.

Ter responsabilidade social é uma questão jurídica?

A empresa, além da questão social, tem certas obrigações legais com relação a esse assunto. Por exemplo, a legislação brasileira coloca a função social de uma empresa como um princípio da mesma ordem que a econômica e financeira, bem como a defesa do consumidor, do meio ambiente, da busca pelo pleno emprego e da redução das desigualdades sociais.

Diferentemente de quando se fala em responsabilidades com o meio ambiente, não chega a ser uma infração constitucional, punida por lei, não pensar em responsabilidade social, mas deve ser vista como um dever humano de toda a organização. Há toda uma questão do bem que se pode fazer à sociedade na qual a empresa está inserida, do que infringir uma lei específica.

Mas muitos especialistas em Direito consideram que, quando se trata da função social da empresa, deve-se “considerar, sempre, o interesse da sociedade como um todo”. Mas, de acordo com caput do artigo 154 da Lei Acionária Brasileira, são três as ordens de deveres que devem ser seguidos pelos gestores de uma empresa, de acordo com sua conduta: “o fim e interesse da companhia, o bem público e a função social da empresa”.

Mas como participar?

Para as pequenas e médias empresas, há o entrave da questão financeira, de não se ter muita verba para ajudar. Mas também há diversas formas interessantes para participar e realizar ações sociais, dentro e fora da organização. Que refletem positivamente para todos, inclusive para a própria empresa.

Um bom caminho são parcerias com Organizações Não Governamentais (ONGs), entidades sem fins lucrativos cujas maiores características são reunir pessoas com os mesmos objetivos.

Falamos disso melhor no artigo: O que são entidades do terceiro setor?

Parcerias de voluntariado corporativo

Há muitas formas de uma PME ser responsável socialmente e ajudar a todos. Sem que isso demanda valores absurdos, pois é muito mais a vontade de fazer uma sociedade melhor.

Conheça alguns caminhos simples e que todas as pequenas e médias empresas podem adotar:

 

– Ações ambientais.

Atitude que começa na empresa e tem reflexo no seu entorno, no ambiente como um todo e são simples de adotar.

Entre outras:

  • – Redução do consumo de copos descartáveis;
  • – Redução do consumo de energia, água e recursos hídricos;
  • – Incentivar e promover a coleta seletiva de lixo, inclusive fazendo parceria com associação local de recicladores;
  • – Reduzir a quantidade de impressões.

Firmar parcerias com associações e organizações não governamentais em projetos. Como exemplo, a contratação de colaboradores jovens. O Ampliar atua e tem projetos para parcerias com empresas que querem contratar jovens.

– Incentivar o voluntariado entre os colaboradores.

No momento, com as restrições de convívio social e quarentena, isso não tem sido possível. Contudo, uma pequena empresa pode incentivar visitas de colaboradores a asilos, orfanatos, hospitais etc.

– Criar condições para o progresso da economia no entorno da empresa.

Valorizar o comércio local, contratando trabalhadores da região, optando por fornecedores e prestadores de serviço mais próximos da empresa é uma ação social também.

– Recrutar pensando na diversidade e com responsabilidade.

Contratar, quando possível, idosos, mulheres, gestantes, jovens, pessoas com deficiência (física ou intelectual), desempregados há muito tempo, trabalhadores sem muita oportunidade ou em desvantagem no mercado de trabalho, por exemplo.

– Apoiar uma causa.

De centros comunitários às ONGs elas sabem da realidade social e certamente precisam de apoio. Entidades do terceiro setor dependem estritamente de doações e parcerias para manter seus projetos.

 

Fazendo pessoas crescerem há 30 anos

O Ampliar é uma instituição em São Paulo que realiza projetos em parceria com empresas de vários setores. As pequenas e médias empresas podem entrar em contato para saber como participar das ações da entidade.

A instituição completou, em 2020, 30 anos de atuação. São três décadas contribuindo para um futuro melhor de muitos jovens.

No entanto, para mudar as vidas dessas pessoas, depende de apoio e parcerias para continuar o trabalho.

Conheça mais as ações do Ampliar e participe! Doe! Se doe!

A maior recompensa é ver que jovens crescem, progridem e têm suas vidas mudadas para melhor. Sem a ajuda de pessoas e empresas, que fazem parte dessa história de 30 anos, não seria possível melhorar a vida de milhares de jovens.

A preocupação sobre os caminhos que os jovens podem seguir deve ser de todos. A capacitação profissional e a possibilidade de se melhorar o futuro deles, são uma missão ainda mais importante.

 

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