o-que-é-significa-ter-responsabilidade-social

Seja na gestão de uma empresa ou na vida dos cidadãos comuns, a responsabilidade social pode estar presente nas ações do dia a dia. Mas nem todos sabem o que isso significa na prática.

Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto e o quanto ele é importante, veja o que preparamos para você!

Conceito de responsabilidade social

Responsabilidade social é um conjunto de práticas que beneficiam o meio social. Ações que uma pessoa ou empresa adotam e trazem algum benefício à sociedade. Pode ser através de proteção ao meio ambiente, educação da comunidade local, incentivo à prática esportiva ou mesmo pequenos gestos no dia a dia.

Empresas socialmente responsáveis são àquelas que possuem a capacidade de repensar seus conceitos, posturas e condutas. Além disso, conseguem se reestruturar para participar mais ativamente do bem-estar de todos os envolvidos em suas relações.

São várias as possibilidades de ações e elas podem ser tanto externas, como reuso de água, plantio de árvores, distribuição de alimentos em comunidades carentes quanto internas, como cursos de capacitação dos colaboradores, incentivos às famílias, alimentação saudável e balanceada nos refeitórios.

Inclusive, para obter certificações importantes, as empresas precisam atender a uma série de requisitos, sendo que um deles é demonstrar ter ações que indicam responsabilidade social.

Para as pessoas físicas, essas práticas podem ir desde pequenas ações visando à preservação ambiental e voluntariado em ONGs.

Responsabilidade social nas empresas

Há muito tempo que os consumidores deixaram de considerar apenas o preço na hora de adquirir um produto ou serviço. Cada vez mais exigentes, procuram empresas cuja preocupação não seja apenas obter lucros e acumular riquezas.

Por isso, empresas comprometidas com a sociedade ganham cada vez mais relevância no mercado e passam a ser as preferidas desses consumidores exigentes.

Da mesma maneira, organizações que adotam práticas contrárias aos anseios da sociedade, a cada dia perdem mais espaço e engajamento com a sua marca.

Importante ressaltar que as ações sociais das empresas não se limitam apenas ao cumprimento das obrigações legais. Essas já estão previstas pela legislação trabalhista ou ambiental, por exemplo, e são obrigações de toda empresa.

Para se ter responsabilidade social é preciso ir além. É preciso ser efetivamente atuante no meio em que se está inserido.

Tipos de Responsabilidade Social em uma empresa

Existem alguns tipos específicos de responsabilidade social. Vejamos quais são:

– Empresarial

Além da adoção das práticas sobre as quais já falamos, essa responsabilidade também está relacionada com o modelo de gestão da empresa.

Uma gestão transparente e ética é essencial para uma empresa. É preciso que ela seja, ainda, responsável pelas suas relações com todos ao seu redor, sejam eles colaboradores, fornecedores ou consumidores.

– Corporativa

É bastante parecida com a Empresarial, porém difere na abrangência. Enquanto a Empresarial se estende a fornecedores e consumidores, a Corporativa está mais relacionada com a sociedade como um todo.

A empresa precisa ter um compromisso ético não apenas com o seu desenvolvimento, mas também com o desenvolvimento da comunidade onde está inserida, melhorando a qualidade de vida de todos.

Isso pode ocorrer, por exemplo, por meio da geração de novos empregos, investimentos na área de educação, participação em campanhas que visem ajudar aos mais carentes, dentre outras ações.

Responsabilidade socioambiental

A responsabilidade social está diretamente relacionada com a preservação do meio ambiente. Tem muito a ver com uma empresa ser sustentável e adotar práticas como reciclagem de lixo, formas alternativas de energia, reflorestamento e muitas outras.

Uma empresa que possua a certificação ISO 14000 é considerada uma empresa com grande responsabilidade socioambiental. Este selo foi criado pela Organização Nacional de Padronização e possui várias normas e diretrizes para a preservação do meio ambiente.

7 Exemplos de práticas socialmente responsáveis nas empresas

Existem várias maneiras pelas quais uma empresa pode se tornar socialmente responsável.

Confira 7 exemplos práticos:

  1. Doações para organizações e projetos sociais;
  2. Doações de alimentos para comunidades carentes;
  3. Destinação de parte de seu lucro para determinadas causas;
  4. Oferecer cursos de capacitação para os colaboradores;
  5. Firmar parcerias com escolinhas e clubes para dar descontos ou bolsas aos filhos dos colaboradores, incentivando a prática de esportes;
  6. Utilizar fontes de energias alternativas, como eólica ou solar;
  7. Não utilizar embalagens de plásticos em seus produtos, ou pelo menos, diminuir a quantidade de plástico, caso não seja possível eliminar completamente.

Responsabilidade Social Individual

Como pessoas, em nosso dia a dia, também podemos ser socialmente responsáveis. Esse não é um papel apenas das empresas.

Essa responsabilidade pode ser observada em pequenas ações do dia a dia. Alguns exemplos são: separar o lixo reciclável, não jogar lixo na rua, evitar o desperdício de energia elétrica e água potável.

Porém, assim como nas empresas, é preciso ir além. Ser um indivíduo socialmente responsável é participar da comunidade e colaborar para que ela se desenvolva. Por exemplo, participar de ações promovidas por entidades sem fins lucrativos.

Mas lembre-se, responsabilidade social é diferente de caridade. Com a caridade, você pode simplesmente fazer uma doação e sequer saber como ela melhorou a vida do outro.

Ser responsável socialmente, é estar presente, é preciso participar. Mais apenas do que doar seu dinheiro, é importante você doar também seu tempo. Você certamente se sentirá um ser humano melhor.

Responsabilidade social se ensina

Por ser cada vez mais importante em nosso mundo, seja nos negócios ou na vida pessoal, as pessoas devem aprender noções de responsabilidade social desde cedo.

Esse aprendizado deve partir tanto da escola quanto do exemplo dos pais dentro de casa. Não deve ser algo forçado, mas algo que as crianças vão aprendendo naturalmente.

Dessa forma, se tornarão, no futuro, cidadãos conscientes de seu papel no mundo e profissionais com interesses voltados para a sociedade, e não apenas para seus interesses pessoais.

Quer participar de uma ação social que transforma vidas?

O Ampliar é uma instituição sem fins lucrativos preocupada com o futuro de jovens em condições sociais vulneráveis. Desempenha importante papel para comunidade de São Paulo há mais de 30 anos. Capacitando jovens para o mercado de trabalho e desenvolvendo parcerias com empresas para programas de empregos e estágios.

No entanto, isso tudo só é possível com o apoio de empresas e pessoas que abraçam essa causa. Venha fazer parte e seja um parceiro nosso. Você pode contribuir de diversas formas. Entre em contato e saiba mais.

Compartilhar esta publicação

Mais Notícias

Fale Conosco

Será um prazer falar com você.

SeloVencedorEntidade- (1)

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2344, 8º and. Bela Vista / SP
ampliar@ampliar.org.br
11 3253-3530

Siga-nos

© Ampliar 2020 - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido por  mini_logo_iltda