aumenta-a-procura-de-cursos-online-durante-a-pandemia

O mundo está há um ano vivendo um cenário até então inédito em nosso tempo: o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Mudou tudo em relação ao que conhecíamos. Mudou no trabalho. Mudou no contato com as pessoas. Mudou nos estudos. O online virou a palavra-chave desse novo normal.

De acordo com levantamento da Udemy, marketplace de ensino à distância e aprendizagem, por meio de cursos online, a procura por cursos online teve um aumento de 161% no ano passado. Isso aconteceu principalmente entre os mais jovens.

Um dos motivos está na necessidade de contribuir com as despesas familiares durante a pandemia. Isso faz com eles busquem formação em cursos técnicos nas mais variadas áreas de atuação.

Mais tempo em casa significa maior dedicação

Claro que o contato humano e a troca de experiências são essenciais para quem precisa e quer estudar. Mas essa nova realidade trouxe aprendizados e oportunidades. Com mais tempo em casa é mais fácil dedicar-se mais aos estudos. Dados do IBGE apontam que 13,5% das pessoas buscam por cursos para desenvolverem novas habilidades profissionais ou ter uma profissão.

Ainda, pesquisa realizada pela consultoria de estratégia Oliver Wyman mostrou que questões como aperfeiçoamento, aprendizado e crescimento de carreira estão em quarto lugar na lista de prioridades de suas vidas e para 57% delas o assunto é considerado de extrema importância.

Sem dúvida alguma, estar na frente de um computador ou de um celular por mais tempo, significa maior atenção aos detalhes e menos dispersão.

Assim, os cursos online se tornam um caminho efetivo para os jovens. De busca por um presente e futuro melhores.

Mais, significa um sentimento de pertencimento entre os jovens. De forma que eles se sentem menos isolados fazendo contatos remotos.

Dados para os cursos online

O estudo da Udemy também mostrou que houve um aumento de 283% na taxa de finalização das formações. O fato de começar e terminar um curso online sempre foi um problema em razão do compromisso e da atenção necessários.

Conforme levantamento realizado pela HSR Specialist Researchers, empresa especializado em pesquisas, as ferramentas online diminuem sentimento de isolamento social e permitem aumento do consumo entre jovens da Geração Z.

O estudo ainda aponta que o ensino à distância está alcançando 56% dos jovens entre 16 e 24 anos. Esse levantamento foi apresentado em junho do ano passado. Ou seja, esse número deve ser ainda maior hoje em dia.

Pesquisa da Minds & Hearts apontou que o isolamento social impôs muitas adaptações e uma das áreas com maiores mudanças foi a educação. De acordo com ela, somente 8% das pessoas entrevistadas já estudavam remotamente, enquanto 90% conheciam apenas cursos presenciais.

Agora, 47% dos estudantes passaram a ter cursos online, 17% por vídeo-aula, 16% fazem ambas as formas e 3% afirmaram ter aulas tanto online, com professor, quanto presencial.

O estudo também perguntou quais seriam as partes positivas da educação online. Para 29% dos entrevistados o destaque positivo fica por conta dos recursos de tecnologia utilizados.

Além disso, didática/metodologia foram apontadas por 16% dos estudantes. Já 14% afirmaram que conseguem se concentrar mais, mesmo percentual dos que destacaram o preparo. Esses dados são de setembro de 2020.

Cursos online para Estética e beleza

Entre os cursos mais procurados durante a pandemia estão os de beleza e estética. Essa é uma das áreas mais procuradas por alunos do Ampliar – instituição que há 30 anos procura capacitar profissionalmente e dar possibilidade de melhorar o futuro de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Outros cursos procurados pelas pessoas durante a pandemia foram técnico em logística, meio ambiente, segurança do trabalho, administração, edificações, mecânica, eletrônica, vestuário, química, saúde bucal, teatro, agropecuária, informática, formação de docentes, administração e edificações, entre outros.

O Ampliar disponibiliza, além de alguns dessa lista, o preparatório para o Enem e cursos nas áreas de Saúde, Administrativa, RH, bem como o Curso de Preparação para o Mundo do Trabalho, cujo objetivo apresentar estratégias que contribuam para inserção ou recolocação de jovens e adultos no mundo do trabalho, por meio do reconhecimento do contexto contemporâneo e da importância do planejamento de carreira alinhado as habilidades pessoais.

Todos gratuitos e o mais importante online. O que é fundamental nesses tempos de isolamento.

Além disso, o Ampliar possui parcerias com diversas empresas que proporcionam uma experiência prática dos conteúdos aprendidos e até a possibilidade de contratação.

Conheça os cursos do Ampliar.

 

Está nas suas mãos crescer

O mundo mudou, mas isso trouxe um lado bom. As pessoas passaram a se perceber melhor e procurar o melhor para si e para quem está ao seu redor.

A busca por um curso online foi só uma ponta de tudo o que se procurou entender e modificar em nossas vidas.

O que está ao nosso alcance é mais fácil de se resolver. Agora, pensar em uma vida melhor e dar maiores condições para si e para sua família são fundamentais.

Se preparar bem e estar pronto para quando tudo voltar ao normal (o novo normal) é o que todos querem quando procuram vislumbrar o futuro e um mundo diferente do que estamos vivendo hoje.

Sua preparação para esse novo cenário está nas suas mãos!

Fazendo pessoas crescerem há 30 anos

O Ampliar é uma instituição em São Paulo que em parceria pessoas físicas e empresas de todos os portes. As PMEs também podem encontrar espaço e colaborar com as ações da entidade.

A instituição completou, em 2020, 30 anos de atuação. São três décadas contribuindo para um futuro melhor de muitos jovens. Mas não se faz isso sozinho.

Vem mudando vidas, mas depende de doações para continuar esse trabalho. Conheça mais as ações do Ampliar e participe! Doe! Se doe!

A maior recompensa é ver que jovens crescem, progridem e têm suas vidas mudadas para melhor. Sem a ajuda de pessoas e empresas, que fazem parte dessa história de 30 anos, não seria possível melhorar a vida de milhares de jovens.

A preocupação sobre quais caminhos os jovens podem seguir, deve ser de todos. A capacitação profissional e a possibilidade de se melhorar o futuro dos jovens são uma missão ainda mais importante.

 

Gostou deste artigo? Comente o que achou e compartilhe em redes sociais como forma de colaboração. Venha conhecer o Ampliar e participar como parceiro, voluntário ou doador.

Compartilhar esta publicação

Mais Notícias

Fale Conosco

Será um prazer falar com você.

SeloVencedorEntidade- (1)

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2344, 8º and. Bela Vista / SP
ampliar@ampliar.org.br
11 3253-3530

Siga-nos

© Ampliar 2020 - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido por  mini_logo_iltda