de-quais-formas-eu-posso-fazer-doacao-para-um-projeto-social-01

“Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor.” – Madre Teresa de Calcutá

 

Quando se pensa em doações logo vem à cabeça a questão sobre como colaborar. E, com quanto colaborar. Contudo, essa é uma das maneiras de contribuir com projetos sociais.

O fator dinheiro, sem dúvida, é muito importante para instituições, mas existem outras formas de se doar. É fundamental, para quem quer ajudar, saber que existem diversos tipos de doação.

Quais são os tipos de doação mais comuns?

A doação em dinheiro é a mais comum de todas as modalidades e pode ser feita de maneira recorrente ou mesmo eventualmente.

Além dela, existem outros tipos:

– Apadrinhamento financeiro (para projetos específicos);

– Parceria em projetos;

– Patrocínio (apoio contínuo);

– Doação de tempo;

– Doação de alimentos, roupas, brinquedos etc.

Essas são as modalidades típicas de doação para projetos sociais. Vamos explicar como é possível ajudar com cada uma delas.

Apadrinhamento financeiro (projetos sociais específicos)

É uma forma diferente de se doar em dinheiro, mas de uma maneira mais direta. Nesse caso, em algumas instituições é possível que o doador escolha, por exemplo, uma criança ou pessoa que queira ajudar.

Não só isso. O apadrinhamento financeiro pode ser para um projeto ou programa específico que uma instituição desenvolva, entre outras formas.

Uma empresa pode, se for o caso, abrir vagas de emprego às instituições, comunidades etc. Aliás, essa é uma importante maneira de as empresas investirem no social.

 

Outras formas de apadrinhamento financeiro podem ser:

– Levar alimentos;

– Conceder bolsa de estudo;

– Fornecer assistência médica a crianças, adolescentes e suas famílias

 

Parceria em projetos

Essa modalidade pode ser feita de diferentes formas. De ajuda financeira à parceria entre empresas e/ou governo e as ONGs.

Esse tipo de doação permite que uma instituição tenha recursos e oportunidades. Esse tipo de convênio tem por objetivo formar um vínculo de cooperação entre as partes.

Essa parceria ajuda no fomento e na execução das atividades das ONGs. Do lado de quem financia, como as empresas, é uma oportunidade interessante em vários aspectos, desde a ajuda em si, contratação de mão de obra e até vantagens no Imposto de Renda, entre outras.

Mas, no fundo, o principal objetivo – e que se espera – é transformar cenários sociais a partir de um desejo de toda a sociedade.

Patrocínio (apoio contínuo)

Muito próximo do que são as parcerias, os patrocínios são outra modalidade interessante de ajudar uma instituição social. Uma via de mão dupla que traz benefícios às instituições e às marcas (empresas).

Mas o principal objetivo de um patrocínio deve ser primeiramente criar condições para que projetos sociais possam promover um futuro para pessoas.

Verdadeiro exercício de cidadania para pessoas e empresas. O maior retorno que se pode ter nessa doação é satisfação de promover a melhoria da sociedade.

Alguns fatores podem motivar um patrocínio:

– Fortalecer relacionamento da empresa patrocinadora com seus clientes;

– Abatimento em impostos;

– Gerar mais oportunidades de negócios;

– Construir uma imagem mais forte diante da sociedade, criando um forte marketing social;

– Incentivar o crescimento das pessoas favorecidas, em particular, e do País como um todo.

O patrocínio deve seguir algumas regras, como leis que regulamentam a modalidade de doação. Outra preocupação é se ele se encaixa à realidade tributária de sua empresa.

Doação de tempo

O ato de ajudar é a melhor recompensa. Se você não tiver condições de doar dinheiro, doe seu tempo. Isso tem um valor inestimável para quem recebe e para quem dá.

Você pode doar tempo, conhecimento, ajudar por meio de trabalho voluntário. Sua doação é importante para diversas entidades, pode ter certeza.

São inúmeras atividades que se pode fazer, desde limpeza, organização, acompanhamento, visitas, aulas, enfim, são muitas opções e todas sempre bem recebidas.

Escolha sua causa, pois um voluntário é sempre bem-vindo!

Esse tipo de doação/trabalho é tão importante que, no Brasil, é regulamentado pela Lei nº 9.608, de 1998, além de contar com uma data comemorativa — 28 de agosto.

Doação de alimentos, roupas, brinquedos etc.

Tipo de doação que não é necessariamente em espécie, mas de algo que muitos necessitam: bens.

Pode ser doação de alimentos, roupas, brinquedos, entre outros itens. Há alguns anos o Ampliar realiza no inverno a Campanha Pé Quente para arrecadação de roupas.

Aquela roupa em bom estado, mas que você não usa mais e está encostada no seu guarda-roupa. Ela pode não ser mais útil para você, mas muita gente pode precisar. Doe e ajude outras pessoas.

No caso de alimentos, isso é mais que necessário. Significa vida e dignidade. Muita gente precisa de alimentos e esse tipo de doação faz um bem para quem recebe e para quem doa.

Vale lembrar que neste tempo de pandemia essa é uma necessidade ainda maior. O Ampliar tem a campanha Quarentena Solidária Ampliar exatamente para atender quem está mais necessitado neste momento. Neste espaço já falamos sobre a importância dessa doação.

Outra frente é a doação de brinquedos. Muitas instituições realizam campanhas durante o ano para a doação de brinquedos às crianças carentes.

O Ampliar, por exemplo, todo dezembro realiza a Campanha de Brinquedo, já com vistas ao Natal das crianças que não têm condições.

Um ano difícil para doação

Existem muitas outras frentes de doação, como eventos, com chás, jantares, bingos etc. A aquisição dos convites é uma forma de ajudar.

O Ampliar realiza diversas dessas ações durante o ano, com a renda da venda dos convites e outras ações dentro dos eventos, revertida às atividades da entidade.

Mas 2020 foi um ano atípico. O que, infelizmente, não deve mudar tão cedo. Com a impossibilidade de se realizar eventos, essas ações não puderam ser organizadas e o Ampliar – bem como outras instituições assistenciais – teve uma perda enorme de verba.

 

Fazendo pessoas crescerem há 30 anos

O Ampliar completou, em 2020, 30 anos de atuação. São três décadas contribuindo para um futuro melhor de muitos jovens. Mas não se faz isso sozinho.

Vem mudando vidas, mas depende de doações para continuar esse trabalho. Conheça mais as ações do Ampliar e participe! Doe! Se doe!

A maior recompensa é ver que jovens crescem, progridem e têm suas vidas mudadas para melhor. Sem a ajuda de pessoas e empresas, que fazem parte dessa história de 30 anos, não seria possível melhorar a vida de milhares de jovens.

A preocupação sobre quais caminhos os jovens podem seguir deve ser de todos. A capacitação profissional e a possibilidade de se melhorar o futuro dos jovens são uma missão ainda mais importante.

 

Gostou deste artigo? Comente o que achou e compartilhe em suas redes sociais como forma de colaboração. Venha conhecer o Ampliar e participar como parceiro, voluntário ou doador.

 

 

Compartilhar esta publicação

Mais Notícias

Fale Conosco

Será um prazer falar com você.

SeloVencedorEntidade- (1)

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2344, 8º and. Bela Vista / SP
ampliar@ampliar.org.br
11 3253-3530

Siga-nos

© Ampliar 2020 - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido por  mini_logo_iltda