O primeiro currículo é um passo importante na vida profissional de todos os jovens. Principalmente se você for recém-formado e ainda não conseguiu o primeiro emprego. Mas, não se preocupe! Vamos lhe ajudar com um Guia para montar seu currículo.
Nesse artigo você aprenderá como fazer seu currículo de forma clara, objetiva e atraente para o mercado de trabalho.
Vamos conferir?
1. Informações pessoais
O primeiro item que deve constar no seu currículo são suas informações pessoais. Mas lembre-se: informações pessoais e dados pessoais são duas coisas diferentes!
Você não precisa colocar número de CPF, RG, filiação, nome do cônjuge, se tem ou não filhos. Nada disso é necessário.
As informações pessoais que você deve colocar no seu currículo são:
- Nome completo;
- Estado civil;
- Idade;
- Endereço (não esqueça de incluir o CEP);
- Formas de contato (telefone, WhatsApp, e-mail).
Há muita discussão se as redes sociais devem ser incluídas no currículo. Na nossa opinião, a mais importante é o LinkedIn.
As outras, apenas se elas forem relevantes para o cargo que você está buscando.
Por exemplo, se você desenha muito bem e está buscando uma vaga de ilustrador ou de web designer e publica suas artes no Instagram, vale a pena mencioná-lo. Sobretudo por servir como um portfólio e mostrar um pouco do que é capaz.
2. Preciso colocar foto?
Outra questão muito debatida é sobre a necessidade de foto. Também entendemos não ser necessária.
Mas fazemos a mesma ressalva, apenas se for relevante para a vaga. Se você quer ser modelo, então pode colocar sua foto.
3. Fale apenas a verdade
Não coloque informações que não são verdadeiras no currículo. Existem formas melhores de chamar a atenção do recrutador do que inventar algo para valorizar suas habilidades.
Por mais que você nunca tenha trabalhado, é melhor colocar isso do que mentir.
Acredite naquela frase que os mais velhos costumam dizer: “a mentira tem perna curta. E, mais cedo ou mais tarde você vai acabar sendo descoberto.”
E, uma única mentira em um documento dessa importância pode acabar de vez com o seu sonho de ter o primeiro emprego.
Portanto, acredite no seu potencial, nas suas qualidades. Uma pessoa confiante e determinada em realizar seus sonhos, tem muito mais valor para várias empresas do que alguém que já trabalhou antes.
Há outras maneiras de tornar o seu currículo atraente e interessante para quem está lendo. Vamos ver algumas?
4. Objetivo profissional
Essa é a parte MAIS IMPORTANTE do currículo e deve vir depois dos seus dados. Deve ser resumido em duas ou três linhas, no máximo.
Para saber qual o seu objetivo, você deve analisar suas habilidades, o que gosta de fazer. Se prefere trabalhar com outras pessoas ou sozinho, se gosta de lidar com o público, se é bom com números, se gosta de escrever.
Tudo isso vai lhe ajudar a escolher o melhor cargo ou função para você.
5. Formação
Essa é outra parte importante do currículo. Se você é formado ou está na graduação, dê ênfase ao seu curso.
Isso pode ser um diferencial para conquistar a tão sonhada vaga.
Se já fez um CURSO TÉCNICO OU PROFISSIONALIZANTE, também o deixe em destaque. Afinal, uma pessoa que fez curso de confeitaria pode se dar muito bem trabalhando em um restaurante ou empresa do ramo alimentício.
Liste todos os cursos que você já fez, ainda que não tenha relevância para o cargo. Isso vai mostrar que você é uma pessoa ativa, que está sempre em busca de aprender mais.
6. Outros cursos
Além dos cursos de idiomas e profissionalizantes, liste também os cursos livres que você fez.
Nesse campo podem entrar vários tipos de curso: culinária, fotografia, informática, design, curso de liderança. As possibilidades são inúmeras.
O importante é que você esteja sempre buscando se aperfeiçoar nas áreas que são do seu interesse.
Dica importante: não é necessário anexar todos os certificados e diplomas dos cursos que você fez. Mas, quando for chamado para a entrevista, tenha todos consigo. O entrevistador pode querer conferir alguma informação.
7. Experiência
Esta é a parte mais crítica na hora de fazer o currículo. Muitas vezes a pessoa até já trabalhou, mas não tem como comprovar, pois não teve a Carteira de Trabalho assinada.
Não se preocupe, liste a experiência assim mesmo e, se possível, coloque o telefone de onde trabalhou. A empresa pode conferir a informação.
Outras situações comuns são os trabalhos informais, os famosos “bicos”. Trabalhar como ajudante em uma loja na época do natal; entregar os produtos ou quentinhas que sua mãe faz para vender; ser revendedor de marcas de produtos de beleza ou similares.
Coloque também essas atividades e enfatize por quanto tempo fez os trabalhos e quais eram as suas responsabilidades.
Todas essas experiências podem ser incluídas no seu currículo. Mas lembre-se, apenas se forem verdadeiras!
8. Estágio
Para quem está na faculdade, o estágio é um grande diferencial na hora de conseguir o primeiro emprego.
Na hora de colocar sua experiência de estágio no currículo, coloque a duração do estágio, SUAS PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES.
Para a maioria dos estágios remunerados é preciso fazer um processo seletivo. Porém, alguns órgãos, entidades e empresas oferecem estágios não remunerados. Por mais que você não receba, vai ganhar bastante experiência!
Sabemos que para muitos essa não é uma realidade possível, mas se tiver essa oportunidade, não deixe de abraçá-la.
Se você sonha em ser um chef de cozinha, por exemplo, peça estágios em restaurantes. Por mais que no início você apenas lave pratos e descasque batatas, é um começo.
Com certeza na hora que abrir uma vaga remunerada eles vão considerar seu esforço e dedicação.
E não se esqueça: muitas pessoas que chegaram no topo começaram de baixo!
9. Trabalho voluntário
Esse é outro item que chama bastante atenção dos recrutadores e das empresas. Uma pessoa que escolhe passar o seu tempo ajudando outras mais necessitadas, possui QUALIDADES que toda empesa deseja em um profissional.
Portanto, se você já fez parte de algum grupo de voluntariado, não deixe de colocar essa experiência, incluindo também quanto tempo durou e qual era a sua função.
10. Qualidades
Se você não tem muita experiência, é importante falar um pouco das suas qualidades e aptidões no currículo.
Mas não se trata de uma redação. Apenas liste essas qualidades, de forma objetiva. Por exemplo:
– Facilidade em trabalhar em equipe;
– Facilidade em lidar com o público em geral;
– Boa escrita.
Mas não exagere, para não parecer presunçoso demais. Liste apenas 4 ou 5 qualidades, já é o suficiente. Lembre-se da famosa frase: “menos é mais”.
Conclusão
Sabemos que o primeiro emprego é um momento importante na vida de todos nós. Muitas vezes, não sabemos por onde começar e o que colocar em currículo profissional.
Com as dicas que você aprendeu hoje, será mais fácil fazer o seu primeiro currículo. Até mesmo, revisar um que já tenha feito.
Quer saber ainda mais sobre como montar um currículo profissional? Veja nosso curso online sobre Currículo. Ele é GRATUITO e pode ser feito de qualquer lugar que você estiver. Acesse a página e faça a sua inscrição para o Curso Online de Currículo.