No dia 1º de dezembro acontece um dos principais movimentos para a promoção da cultura de doação no País. Nessa data acontece o Dia de Doar.
Promovido pelo Movimento por uma Cultura de Doação, da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, o Dia de Doar é uma campanha anual que visa promover a cultura de doação no Brasil e no mundo. O movimento é “uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil”.
O Dia de Doar vem para mostrar que há causas importantes que precisam de ajuda, de doação.
Não somente doação financeira (sem dúvida, importante para muitas ONGS), mas se doar. Ser voluntário de uma ONG, por exemplo, e se mobilizar para que o Brasil seja mais solidário.
Um grande movimento para promover a doação no Brasil
De acordo com o Movimento por uma Cultura de Doação, criador e responsável pela divulgação e engajamento do Dia de Doar, o Brasil passou a fazer parte do movimento global em 2014. Um movimento que conta com 72 países oficialmente e com ações realizadas em mais de 190.
Este ano, dia 1º de dezembro, uma terça-feira, o país inteiro se mobilizará. Serão milhares de organizações prontas para receber doações e apoio.
O movimento espera que milhões de brasileiros doem e ainda tornem pública essa ação, compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais.
Conforme o site do movimento:
“Doar é acreditar que a transformação é possível e se colocar em movimento para construir um Brasil melhor para todos os brasileiros, sem deixar ninguém para trás”.
Se engaje no Dia da Doação. Isso é fundamental
Uma palavra central no Dia de Doar é engajamento. Um dos seus significados explica bem a sua razão:
“Busca de membros ou de pessoas interessadas em partilhar uma causa”.
Fazer parte de uma causa é mais que ser simpático. É uma atitude que muda vidas de pessoas, de famílias ou até uma comunidade inteira. Ser engajado e participar de ações que promovam a sua comunidade ou ajudem uma determinada área social.
Reflita uma pouco sobre as seguintes perguntas:
Qual a sua causa? Todos temos uma.
Em qual área social você pode se sentir representado?
Você quer ajudar uma entidade que represente o que você idealiza?
Como está seu engajamento com relação às causas sociais?
Escolha uma causa no Dia de Doar
Durante a campanha do Dia de Doar você terá a oportunidade de participar de uma causa que te represente ou tenha a sua solidariedade. Seja como pessoa física ou empresas apoiam projetos sociais.
O site do Movimento por uma Cultura de Doação, organizador do evento, lista uma série de causas que aguardam a sua participação:
- Combate à fome e pobreza;
- Criança;
- Cultura;
- Deficiência física / mental;
- Dependência química;
- Direitos humanos;
- Educação, Geração de trabalho e renda;
- Idosos;
- Juventude;
- Moradia e Moradores de rua;
- Pessoas em necessidade / pedintes;
- Situações de emergência;
Saiba como doar
O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), em seu site, elenca os pontos que considera importantes sobre como doar. Segundo a entidade, que é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 1999 e pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil, “Doar é um ato de cidadania e solidariedade capaz de elevar a felicidade do doador, gerando bem-estar psicológico e emocional”.
O Idis recomenda que o doador considere estes pontos no seu processo de seleção:
1 – Decida a(s) causa(s) a ser(em) apoiada(s);
2 – Defina como apoiar;
3 – Conheça a organização;
4 – Doe;
5 – Acompanhe os resultados.
Participe do Dia de Doar apoiando a Ampliar
A Ampliar é uma instituição que há 30 anos tem como objetivo capacitar profissionalmente e dar possibilidade de melhorar o futuro de jovens em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (ONU) cerca de um terço dos jovens entre 10 e 24 anos de todo o mundo vive em situação de vulnerabilidade social. A Pesquisa Doação Brasil, do Idis, coloca a doação para esse tipo de ação em sexto lugar, apontada por apenas 11% dos doadores.
O Ampliar depende da doação de pessoas físicas e empresas para manter suas ações. Está entre as entidades que esperam poder amplificar sua atuação – e resultados – com campanhas como o Dia de Doar. Ou seja, doar ao Ampliar é participar da transformação da vida de muitos jovens.
No Dia de Doar, Venha Ampliar!
Há 30 anos, o Ampliar vem mudando vidas, mas depende de doações para continuar esse trabalho. Conheça mais as ações do Ampliar e participe! Doe! Se doe!
Venha fazer parte dessa causa!
Gostou deste artigo? Comente o que achou e compartilhe nas redes sociais como forma de colaboração. Venha conhecer o Ampliar e participar como parceiro, voluntário ou doador.