Impacto da pandemia é maior para jovens a procura de ingresso no mercado de trabalho?

impacto-da-pandemia-e-maior-para-jovens-a-procura-de-ingresso-no-mercado-de-trabalho

A pandemia prejudicou gravemente o acesso à educação, aos estudos – que foram interrompidos –, e a qualificação profissional de jovens no Brasil. Vagas reduzidas e oportunidades negadas são alguns dos desafios que passaram a enfrentar com mais frequência em consequência da pandemia.

Segundo o IBGE, em 2020, o desemprego entre pessoas com idade entre 18 e 24 anos chegou a mais de 32,5% – justamente no período auge da pandemia de Covid-19 e com o lockdown iminente.

Isso provocou consequências desastrosas no mercado, já que os jovens ficaram sem acesso ao estudo presencial e acabaram desistindo de procurar emprego neste período, por se sentirem desmotivados diante do cenário que se desenhava.

Desemprego jovem, principais questões:

Sem dúvidas, o setor econômico foi um dos que mais sofreram com os impactos da pandemia. Afinal, milhares de pessoas acabaram perdendo seus empregos ou tiveram que fechar seus negócios.

Isso se agrava ainda mais no contexto dos jovens que estavam em busca de inserção no mercado, afinal, não é de hoje que essa integração é algo a se superar no Brasil.

Quando falamos em jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social, os desafios são ainda maiores.

Entre 2019 e 2021, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) alertou que mais de 45% dos jovens brasileiros entre 15 e 29 anos estavam em situação de ausência escolar ou trabalhista.

Dentre as pessoas mais afetadas estão aquelas com pouca ou nenhuma formação, os chamados “nem-nem” (nem estudam nem trabalham).

Como superar as questões de desigualdade e falta de assistência aos jovens?

Os dados mencionados encontram reflexo em nossa realidade – afinal, quantos jovens você conhece que ainda não conseguiram se alocar em um emprego ou faculdade?

A falta de experiência e expectativas de um futuro melhor são alguns dos fatores alheios a vontade dos jovens, mas que mesmo assim fazem toda a diferença, incentivando-os a abandonar os estudos e recorrerem a trabalhos frágeis e instáveis.

Fica claro, portanto, que é preciso despender mais atenção a esse cenário, principalmente com ações práticas que façam a diferença para a parcela jovem.

Ampliar: compromisso com uma sociedade menos desigual

A missão do AMPLIAR, nesse contexto, é fazer com que os jovens tenham oportunidades e ampliem horizontes. Em 2021, o AMPLIAR serviu de apoio a inúmeros jovens, atingindo cerca de 2243 alunos e mudando a sua realidade através da cultura e da educação.

Os cursos gratuitos de qualificação profissional que são ofertados pelo AMPLIAR fomentam o desenvolvimento pessoal e abrem portas para o mercado que, hoje, exige cada vez mais uma mão de obra qualificada.

Cursos de iniciação Profissional, se expandem entre saúde, beleza e tecnologia e, no ano passado, a tecnologia EAD proporcionou aos jovens a possibilidade de aprender sem se expor ao risco de Covid-19.

Além dos cursos profissionalizantes e da readequação socioeconômica e cultural de jovens, o AMPLIAR atua com projetos sociais para prestar auxílio a pessoas de baixa renda.

Estenda também você, as suas Mãos! Compartilhe essa iniciativa, vamos juntos mudar a realidade dos jovens do nosso país!

Compartilhar esta publicação

Mais Notícias

Fale Conosco

Será um prazer falar com você.

SeloVencedorEntidade- (1)

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2344, 8º and. Bela Vista / SP
ampliar@ampliar.org.br
11 3253-3530

Siga-nos

© Ampliar 2020 - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido por  mini_logo_iltda