A realização do 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) será uma grande oportunidade de as empresas do setor ampliarem suas práticas de responsabilidades social e ambiental. O tema será discutido pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), dias 22 e 23 de maio, entre 14 e 18 horas.
Presidente do Fasc e do Ampliar, Maria Helena Mauad acredita que os debates irão muito além de uma atuação em processos. A tônica será pela busca da construção de negócios economicamente viáveis, ambientalmente equilibrados e socialmente inclusivos.
“Sustentabilidade deixa de ser um departamento e entra na gestão estratégica da empresa. É o real momento de mudança. É preciso fazer uma reflexão sobre os caminhos adotados e os rumos a serem seguidos nos próximos anos.”
Segundo pesquisa realizada pela renomada Universidade de Harvard (EUA), as empresas mais comprometidas com a responsabilidade social empresarial geram o dobro da riqueza que outras que ainda não se apropriaram desses valores. “As mudanças não ocorrerão apenas porque as pessoas querem. É preciso oferecer um ambiente favorável à transformação. As boas práticas trazem valores para as empresas”, explica Maria Helena.
Além das discussões técnicas e palestras do Fórum de Ação Social e Cidadania, haverá, durante a abertura oficial do 86º ENIC, na noite do dia 21, a entrega do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – categorias Empresa, Entidade, Destaque Social e Trabalhador Modelo. Na tarde do dia seguinte, serão apresentados os cases premiados.