Projeto Ampliar inicia Campanha do Brinquedo 2011

Confira o artigo de Sergio Mauad, conselheiro e ex-presidente do Secovi-SP

Para homens e mulheres, viver 25 anos é pouco. Já para uma ONG brasileira, que orienta e forma jovens em situação de risco social, um quarto de século pode ser uma eternidade!

O Ampliar chegou a essa idade e a sua história é carregada de vitórias, sucessos, dificuldades e, principalmente, confiança!
Quando ainda presidente do Secovi-SP, em 1990, resolvi criar uma diretoria para desenvolver um programa profissionalizante de jovens em idade de risco social. Muitos devem ter me chamado de Quixote! “Perdeu o juízo”, devem ter ditos outros tantos. Não os culpo, porque em 1990 não se falava em ONGs no Brasil. Quando muito, exercia-se a filantropia.

Cerquei-me de fieis escudeiros e me preparei para combater os inúmeros moinhos de vento que encontraria. O primeiro deles: obter a anuência da liderança de uma favela para construir a primeira unidade do Ampliar.
Eu estava confiante de que algo extraordinário aconteceria. E aconteceu!

Durante um evento promovido pelo Secovi-SP, fui procurado por uma das personalidades com maior valor humanitário que conheci: Messias da Silva. Biólogo de formação, ele presidiu a Corafasp (Coordenadoria das Favelas de São Paulo), que reunia em torno de 200 favelas.

Messias queria participar dos trabalhos do Sindicato, pois tinha a intenção de oferecer lotes formais a famílias de baixa renda, que não queriam ganhar nada, mas sim pagar o preço justo pela moradia digna. A partir desse encontro, o Secovi-SP gestou inúmeras propostas de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para combater o déficit habitacional.

Por sua vez Maria Helena, minha companheira de vida, pediu orientações ao Messias, pois estava decidida a iniciar os trabalhos da ONG em uma favela. A Comunidade 7 de Setembro, no Grajaú, bairro da zona Sul de São Paulo, recebeu o primeiro núcleo do Ampliar por indicação do líder comunitário. Para implantar os cursos, foi feito um convênio com o Senai-SP.

O total apoio da diretoria do Secovi-SP e o engajamento de muitos de seus funcionários fizeram com que o Ampliar crescesse. Em 2002, foi instalada a sua segunda unidade na Av Brigadeiro Luiz Antônio, no centro de São Paulo.
Nesses 25 anos de vida, o Ampliar profissionalizou quase 50 mil jovens, e aproximadamente 70 mil certificados foram expedidos, pois muitos alunos fazem mais de um curso.

Sinto orgulho de não ter duvidado de mim. Sou grato à vida, por ter encontrado o Messias no caminho. Sou grato a todos que apoiaram esse projeto de vida e, principalmente, aos jovens resgatados da situação de risco social e que aproveitaram a chance de mudar e se tornaram agentes multiplicadores em suas famílias e na sociedade. Verdadeiros cidadãos! Vale a pena sonhar!

Compartilhar esta publicação

Mais Notícias

Fale Conosco

Será um prazer falar com você.

SeloVencedorEntidade- (1)

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2344, 8º and. Bela Vista / SP
ampliar@ampliar.org.br
11 3253-3530

Siga-nos

© Ampliar 2020 - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido por  mini_logo_iltda