Apoiar projetos sociais sem fins lucrativos pode não apenas fazer muito bem aos destinatários de suas doações, mas também beneficiar sua empresa.
O fato é que a implementação de um programa de doação em seu modelo de negócio fortalece a marca que se apresenta inserida na sociedade onde atua, retribuindo a essa sociedade com sua responsabilidade social.
Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa internacional realizada pela Cone Cause Evolution Study:
- 85% dos consumidores têm uma imagem mais positiva de uma marca ou um produto quando apoia uma instituição com projetos sociais.
- 83% desses gostariam que mais produtos e serviços que eles usam apoiassem essas instituições.
- 80% provavelmente mudariam de marca (igual em qualidade e preço) para uma que apoie uma instituição com projetos sociais.
Benefícios da caridade: como sua empresa pode se beneficiar ao apoiar uma causa?
Hoje, a maior parte dos consumidores acha que as empresas devem fazer mais do que apenas ganhar dinheiro. Eles deveriam devolver! Mas por qual motivo as empresas devem doar? Quais são os benefícios?
Aqui estão cinco dos principais motivos pelos quais sua empresa se beneficiaria com ações de caridade.
1. Doações aumentam as vendas
De acordo com um estudo recente do Journal of Consumer Research, a consciência social de uma empresa leva os consumidores a acreditar que os produtos são de melhor qualidade. Assim, fazer o bem pode de fato, vender mais!
Empresas como Amazon e eBay usam doações de checkout para reduzir o abandono de carrinho e aumentar suas vendas. Além disso, ao apoiar organizações sem fins lucrativos, os varejistas do eBay reduziram a taxa de rotatividade de clientes em 67%.
2. Atividades beneficentes aumentam a fidelidade do cliente
Ao apoiar instituições com projetos sociais, globais ou locais, você aumenta a fidelidade do cliente. Metade dos consumidores em todo o mundo relatam que serão mais leais a uma empresa que apoia uma questão social ou ambiental por ser próxima de seus ideais.
É importante observar que seus esforços devem repercutir com seu público-alvo. Ao apoiar as causas das quais seus consumidores se interessam, automaticamente se refletirá em confiança, atenção e respeito.
3. As doações ajudam a construir uma comunidade melhor
Retribuir melhora a imagem de uma marca na comunidade, ajuda as pessoas a se tornarem mais conscientes de seus produtos/serviços e a construir uma imagem mais colaborativa, perante a comunidade.
Portanto, ao assumir uma causa é uma ótima maneira de construir conexões emocionais com seus clientes. Além de melhorar a imagem e agregar valor à marca, ajuda a destacar a empresa dentre outras do setor.
4. Doações também motivam sua equipe
Você tem algum desafio com produtividade em sua empresa? Vários estudos mostram que, quando os funcionários veem suas empresas de forma positiva, eles são mais produtivos, motivados e comprometidos com os objetivos da companhia.
5. Doar para instituições com projetos sociais aumenta a reputação da sua marca
Retribuir é uma ótima maneira de divulgar seu nome na comunidade e melhorar a visibilidade da sua marca. As empresas associadas a visões filantrópicas reforçam o reconhecimento positivo da marca e melhoram a reputação na comunidade.
Quando uma empresa doa para uma causa nobre, sua imagem é aprimorada aos olhos dos consumidores, parceiros e da comunidade. Apoiar instituições com projetos sociais sinaliza o compromisso, o envolvimento e a preocupação de uma marca com as causas.
Considerações finais
Hoje os consumidores têm expectativas mais altas sobre as empresas. Eles querem que as marcas tenham um impacto real na sociedade. E estão corretos em buscar empresas com esse mesmo olhar.
Retribuir apoiando instituições com projetos sociais é uma das ferramentas mais poderosas que você pode usar e ao executar esse apoio, além de conquistar a fidelidade do cliente, aumentar o reconhecimento da marca e a reputação perante a sociedade, você é coautor de mudanças expressivas na sociedade onde todos fazemos parte.
Conheça o Ampliar https://ampliar.org.br/ Participe!
Sua empresa pode ser apoiadora, patrocinadora, doadora.
Qualquer uma dessas opções, beneficiarão milhares de jovens que com certeza, retornarão contribuindo para um futuro melhor ao país e a sociedade.