Ampliar firma parceria com organização de voluntariado

Sistema da rede social permite que pessoas dispostas a se voluntariar encontrem instituições sociais e atividades que mais se aproximam do seu perfil
29/11/2012

O Ampliar, instituição que profissionaliza jovens em situação de risco social há 22 anos com o apoio logístico do Secovi-SP, acaba de firmar parceria com a Atados, uma iniciativa de empreendedorismo social voltada ao voluntariado. “Somos uma rede social que concentra informações de instituições que precisam de voluntários de todos os tipos. Pelo nosso site, os interessados podem encontrar organizações e atividades que tenham mais a ver com o seu perfil, aptidões, localização geográfica e disponibilidade de tempo”, explica Luís Henrique Madaleno, um dos criadores da Atados.

Segundo ele, o principal objetivo da organização é ampliar o senso de comunidade na sociedade, estimulando a prática de boas ações. “Quem participa pode compartilhar atividades e experiências, estimulando amigos e parentes a participar de ações voluntárias também”, relata.

Nesse início da parceria, o Ampliar oferece quatro oportunidades para os interessados se voluntariarem: educador para o curso de Auxiliar de Farmácia, educador para o curso de Informática e professores de inglês e de espanhol para ministrar oficinas, separadamente, dos respectivos idiomas duas vezes por semana. Em poucos dias, alguns candidatos já manifestaram interesse em colaborar.

Maria Helena Mauad, presidente do Ampliar, avalia a parceria como uma grande oportunidade de abrir novas frentes ao Ampliar. “Voluntários comprometidos vão permitir que o nosso trabalho cresça e atenda de forma mais completa os jovens da nossa instituição.”

Atados: conheça sua história e como participar

Estudante de Administração de Empresas da USP, Luís Henrique Madaleno e três colegas de classe, que têm entre 22 e 23 anos, perceberam a dificuldade das pessoas em fazer um trabalho voluntário por não saberem por onde começar. “Há muita gente que quer ajudar e não sabe como e nem onde se voluntariar”, comenta.

Há cinco meses os rapazes começaram a visitar ONGs – entre elas, o Ampliar, que avaliaram como “fantástico, com ótimos profissionais” –, para conhecer seus trabalhos e necessidades. No final de outubro lançaram o portal, que já conta com o cadastro de mais de 70 ONGs, 6 mil voluntários e 200 pessoas que já se “ataram”, ou seja, já se ofereceram para uma das oportunidades apresentadas pelas instituições.

ONGs e pessoas físicas podem se cadastrar, basta acessar www.atados.com.br. A partir daí, as pessoas fazem buscas, com o auxílio dos filtros do portal, por vagas de voluntariado dentro de suas possibilidades. Podem selecionar o ramo da atividade a que desejam se voluntariar – são sete: Assistência Social, Capacitação Profissional, Cultura e Esporte, Educação, Meio Ambiente, Proteção Animal e Saúde -, o público-alvo da atividade (crianças, jovens, adultos, idosos, deficientes, animais, fauna e flora) e a região de preferência (centro, zonas norte, sul, leste, oeste e região metropolitana de São Paulo).

Compartilhar esta publicação

Mais Notícias

Fale Conosco

Será um prazer falar com você.

SeloVencedorEntidade- (1)

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2344, 8º and. Bela Vista / SP
ampliar@ampliar.org.br
11 3253-3530

Siga-nos

© Ampliar 2020 - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido por  mini_logo_iltda