Educação e TikTok: conheça 5 perfis que dão dicas de estudo e carreira na plataforma

educacao-e-tiktok-conheca-5-perfis-que-dao-dicas-de-estudo-e-carreira-na-plataforma

Aplicativos que investem em conteúdo mais rápido e dinâmico como o TikTok podem ser grandes aliados da educação, sobretudo para os jovens e adolescentes.

Você já ouviu falar em cibercultura? A palavra que mistura os termos “ciber” de cibernético, e cultura, significa em suma que, a internet mudou os aspectos sociais e culturais, a forma de como nos comunicamos e facilitou nossas vidas. Com ela, as informações podem transitar globalmente de forma veloz e objetiva.

Atualmente, a difusão de conteúdos cada vez mais diversificados e acessíveis é motivada, sobretudo,  pela cibercultura e pelas plataformas digitais na Internet, como é o caso do TikTok. A rede social chinesa que foca no compartilhamento de vídeos curtos, foi lançada em 2016 e hoje já acumula mais de 4 bilhões de usuários em todo o mundo.

Por ser uma ferramenta dinâmica e acessível, ela permite tanto o aprendizado quanto o ensino de forma descontraída e personalizada. São diversos perfis falando de todo tipo de assunto e ensinando os mais diversos conteúdos e atividades, como yoga, receitas, jardinagem, dicas de saúde e beleza, dicas de estudo e muito mais.

E quando falamos em educação, o TikTok se tornou um grande “hub” mundial de conteúdo, que vem democratizando o aprendizado na comunidade digital, apoiando os usuários, incentivando a produção de conteúdos educacionais e fornecendo acesso a conteúdo de alta qualidade, alcançando milhões de usuários ávidos em aprender. Por meio de ferramentas e recursos que facilitam a busca e produção de vídeos, a plataforma tem ajudado milhões de estudantes, educadores e professores.

• TikTok e aprendizagem: Entenda por que a rede social é a preferida entre adolescentes no Brasil

Do ponto de vista da educação e aprendizagem, essa diversidade de conteúdos acessíveis, disponíveis em formato de vídeos de curta duração e de maneira criativa, já representam um ponto positivo por si só.

Além disso, possibilitam maior identificação e engajamento entre os jovens e adolescentes, uma vez que há uma gama imensa de criadores de conteúdo. Muitos destes utilizam linguagem e estratégias de captação voltados para esse público, em seus diferentes nichos, indo desde grupos de jovens que gostam de séries e filmes de super-heróis, até aqueles que preferem clubes do livro, mangá, dentre outros.

Dentro deste contexto, um dado interessante é que no Brasil, pesquisas apontam que o TikTok é a rede social mais usada por crianças e adolescentes. A plataforma está à frente do Instagram e Facebook na faixa entre 9 e 17 anos, segundo o TIC Kids Online Brasil.

O primeiro levantamento que investigou o uso do TikTok, foi realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que faz pesquisas sobre o uso de internet no país.

• De que maneira redes sociais como o TikTok, podem incentivar na educação?

Você sabia que já existem escolas e professores integrando a plataforma à rotina de tarefas a serem realizadas pelos alunos, utilizando a plataforma como uma aliada na educação, e essa é apenas uma forma de fazer isso?

Há registros de professores que passaram a sugerir como atividade escolar, que os estudantes de diferentes séries, produzam seus próprios vídeos sobre o conteúdo curricular para o TikTok. Assim, eles aprendem criando e assistindo aos vídeos dos outros alunos. Podendo até compartilhar esses vídeos no perfil da escola ou do professor da disciplina.

Uma outra forma de fazer a integração TikTok e aprendizagem, é através da sua utilização em sala de aula, para realizar pesquisas sobre os mais variados temas. Isso porque a busca por hashtags pode render resultados bastante interessantes, com pontos de vista diferentes. Se for sobre um assunto que está em alta no dia, então, esse benefício se amplia.

Em uma aula de redação, por exemplo, o professor pode sugerir que os estudantes busquem nas redes sociais algum tema que esteja repercutindo e façam publicações comentando a respeito. Das discussões que possivelmente surgirão nesse momento, eles serão capazes de formular excelentes argumentos para uma dissertação, e até mesmo para um grupo de estudos e debates.

Assim, a plataforma pode auxiliar inclusive no aprofundamento de temas e vivências de modo integral e multidisciplinar, indo bem além da sala de aula. Ao inserir as redes sociais no cotidiano da educação, em qualquer metodologia de ensino, é possível educar os jovens não somente para seu aprendizado, mas para sua vida pessoal.

Além disso, o uso funciona também como agente motivador. Já que, se os professores conseguem transferir os conteúdos para a rede social – já tão presentes em suas rotinas -, os estudantes ficam mais engajados para participar de discussões.

Além do papel das redes sociais na educação não tradicional, ou seja, fora das escolas ou salas de aula, para jovens que não têm acesso à educação formal, por quaisquer razões pessoais ou não, a plataforma ainda assim permite o aprendizado.

Um bom exemplo disso é o  Programa de Aceleração para apoiar conteúdo educativo no Brasil, que teve sua primeira edição em 2021. O projeto #AprendaNoTikTok busca incentivar os conteúdos relacionados à educação escolar, e selecionou diversos criadores de conteúdo para participarem de workshops e oficinas para aprenderem mais sobre a plataforma e se conectarem ainda mais com a comunidade TikTok.

Os criadores foram escolhidos pela qualidade de seus conteúdos e pelo engajamento, cujos vídeos iam desde resoluções de exercícios, dicas sobre como se preparar para exames, organização de estudos, entre outros. A iniciativa faz parte da estratégia de longo prazo da plataforma para fortalecer o ambiente para este tipo de conteúdo que é tão popular no TikTok. A #AprendaNoTikTok já tem mais de 900 milhões de visualizações.

• Conheça 5 perfis que dão dicas de estudo e carreira na plataforma

1. Alexandre Domingues – @alexandredomingues

Com foco em tirar dúvidas relacionadas à língua portuguesa de maneira simples, o professor Alexandre soluciona questões sobre pontos que tendem a gerar confusão, como uso de vírgulas e de crase, plural de termos difíceis, e muito mais. Um dos seus diferenciais é a produção baseada em tiras de papéis coloridos, que deixam o conteúdo dinâmico e ajudam a destacar letras, sílabas ou qualquer outro elemento que facilite a explicação do assunto.

2. Sandro Curió – @matematicasandrocurio

Aqui o assunto é matemática descomplicada. Com a excelente didática, o professor Sandro Curió já reuniu mais de 1 milhão de pessoas no TikTok. Fórmulas, cálculos e macetes são apresentados em poucos segundos, sempre com o auxílio de anotações na lousa para deixar tudo bem claro.

3. Educa Mais Brasil – @educamaisbrasil_oficial

Mais do que um programa de bolsas de estudo, o Educa Mais Brasil é uma ferramenta que auxilia na promoção da educação e ainda ajuda você a ingressar em âmbitos educacionais. No TikTok do Educa Mais Brasil, os usuários conseguem aprender coisas novas de uma forma divertida.

4. Elza Lacerda – @teacherelza

Como o inglês é um dos idiomas mais procurados por diversos estudantes, vale a pena acompanhar conteúdos como os que a professora Elza produz, desde dicas de pronúncia e gramática até orientações para quem precisa destravar a fala e ampliar o vocabulário na língua inglesa. Ela tem mais de 19 anos de experiência no ensino e já alcançou milhões de seguidores.

5. Tik Redação – @tikredacao 

Quem se prepara para exames importantes precisa caprichar na produção de textos, certo? Pois foi para ajudar nesse processo que o perfil @tikredacao foi construído. A autora traz muitas orientações para ajudar pessoas que não têm tanta facilidade com as palavras. Há dicas sobre estrutura, argumentação, interpretação e até sobre os erros mais recorrentes em provas.

Além disso, ainda há outros perfis que dão dicas sobre planejamento de carreira e até mentorias profissionais, vale a pena conferir:

  • Davi Bastos (@davi.bastos)
  • Lilian Cidreira (@liliancidreira)
  • Luana Lourenço (@luanalourencon)
  • Paula Boarin (@paulaboarin)
  • Tamires Teixeira (@tamires.teixeiraa)

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos e não deixe de acessar o blog Ampliar para ter acesso a outros conteúdos completos sobre iniciação profissional, carreira  e educação.

No site você também pode conferir vários dos nossos cursos profissionalizantes voltados para jovens, oferecidos de maneira totalmente gratuita. Não perca tempo e acesse já!

Compartilhar esta publicação

Mais Notícias

Fale Conosco

Será um prazer falar com você.

SeloVencedorEntidade- (1)

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2344, 8º and. Bela Vista / SP
ampliar@ampliar.org.br
11 3253-3530

Siga-nos

© Ampliar 2020 - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido por  mini_logo_iltda