Exemplos que o Ampliar se orgulha: da periferia para a faculdade e um banco internacional

Descobrir o verdadeiro caminho por meio da educação é uma das maiores conquistas que uma pessoa por ter. Esse é o orgulho que Vitor Resende pode dizer que tem.

 

Aos 21 anos, morador do Capão Redondo, periferia da zona sul de São Paulo, cursa Ciências Atuárias na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), uma das mais disputadas do País. E tudo começou com o Ampliar.

 

Em 2016, Vitor, por intermédio do Ampliar, começou como jovem aprendiz no Secovi-SP. O Ampliar, que surgiu como uma ação do Secovi-SP, mantém essa parceria com a entidade para colocação de jovens em funções administrativas na entidade.

 

Ampliar o apoio

 

O Ampliar – instituição que há 30 anos tem como objetivo capacitar profissionalmente e dar possibilidade de melhorar o futuro de jovens em situação de vulnerabilidade social – tem forte presença na vida de Vitor.

 

O jovem, que se forma em 2022, diz que, se não fosse essa experiência de jovem aprendiz, que se seguiu a um curso de Contabilidade na Etec, sua vida seria completamente diferente.

 

“Cresci com o apoio do Ampliar. Algum tempo depois pude estagiar na área de auditora interna do Banco Itaú e, graças ao meu tempo como jovem aprendiz, pude desempenhar essa função com bons resultados”, diz.

 

Hoje, ele está esperando para começar, em janeiro, como estagiário no banco Morgan Stanley, uma instituição global de serviços financeiros.

 

Enem e um futuro pela frente

 

Vitor entrou na Unifesp em 2018, mas antes fez o Curso Preparatório para o Enem, em 2017, no Ampliar. Segundo ele, foi graças ao curso que foi bem no exame e conseguiu passar no vestibular.

 

“Parece que mudei de escala. A Unifesp faz a diferença na vida profissional de qualquer pessoa e se não fosse o Ampliar eu não teria conseguido”, defende Vitor.

 

O curso do Enem acontece na Unidade Brigadeiro – sede do Ampliar – com aulas às sextas-feiras, no período da tarde, e aos sábados, integralmente. Vitor fazia suas aulas aos sábados.

 

“Era complicado ter aula o dia todo, ainda mais que estava fazendo o técnico na Etec durante a semana. Quando eu estava fazendo o curso, o apoio dos professores e da direção do Ampliar foi formidável e fundamental. Eles o encorajam para que você permaneça firme. E posso dizer que foi bem difícil.”

 

Crescimento pessoal e profissional

 

Graças a apoios, doações e parcerias, o Ampliar consegue manter seus cursos e dar oportunidades a esses jovens. Foi o que Vitor teve e que reconhece como essencial.

 

“Minha experiência como jovem aprendiz me deu um norte. Foi esse período que fez com que eu me soltasse e crescesse profissional e pessoalmente, mas o curso do Enem me preparou para o futuro”, afirma.

 

Segundo ele, a experiência como um jovem aprendiz era para ser só isso mesmo: uma primeira experiência de trabalho, um início. Mas ele conta que foi além disso, pois graças a isso pôde entrar em um dos maiores bancos do Brasil e, a partir de janeiro, em um banco internacional.

 

São 30 anos fazendo pessoas crescerem

 

O Ampliar está completando 30 anos de atuação. São três décadas contribuindo para um futuro melhor de muitos jovens. Mas não se faz isso sozinho.

 

As doações e parcerias são fundamentais para que os trabalhos sejam feitos, ampliando o número de cursos e de jovens atendidos.

 

A maior recompensa é ver que jovens como Vitor crescem, progridem e têm suas vidas mudadas para melhor. Sem a ajuda de pessoas e empresas, que fazem parte dessa história de 30 anos, não seria possível melhorar a vida de milhares de jovens.

 

A preocupação sobre quais caminhos os jovens podem seguir deve ser de todos. A capacitação profissional e a possibilidade de se melhorar o futuro dos jovens são uma missão ainda mais importante.

 

Se tiver empenho, apoio não vai faltar

 

Vitor Resende aproveita para dar um conselho aos jovens, como ele. “Se tiver emprenho, quiser crescer, a gente consegue crescer pessoal e profissionalmente.”

 

De acordo com ele, a junção desse esforço com a oportunidade é o que faz com que as pessoas cheguem mais longe.

 

Para ele, quem pensa em entrar e fazer um dos cursos do Ampliar tem de ter em mente que é necessária muita dedicação.

 

“Podem ter certeza que não é fácil. A competição é grande – até para entrar no Ampliar -, mas apoio dos professores e pessoas do Ampliar não vai faltar. Seu futuro depende do seu emprenho”, conclui.

 

Gostou deste artigo? Comente o que achou e compartilhe em redes sociais como forma de colaboração. Venha conhecer o Ampliar e participar como parceiro, voluntário ou doador.

 

 

Compartilhar esta publicação

Mais Notícias

Fale Conosco

Será um prazer falar com você.

SeloVencedorEntidade- (1)

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2344, 8º and. Bela Vista / SP
ampliar@ampliar.org.br
11 3253-3530

Siga-nos

© Ampliar 2020 - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido por  mini_logo_iltda