Foram tratados temas como direito digital, capacidade de aprendizado e comunicação interpessoal
02/07/2013
O advogado e administrador de empresas, Ricardo Ferreira, ministrou palestra sobre direito digital aos alunos da unidade Brigadeiro do Ampliar, no dia 2 de julho. “Muitas vezes, utilizamos a internet e não nos atentamos à questão de segurança digital”, afirmou Ferreira, destacando que “a internet é um ambiente bacana, mas tem riscos.”
O palestrante recomendou alguns cuidados ao navegar na rede: instalação de antivírus e firewall (barreira), checar links recebidos por e-mail, verificar origem dos programas; conferir a validade do certificado de criptografia, entre outros.
Ferreira explicou ainda que todo computador é associado a um IP (Internet Protocol) e todas as informações ficam registradas em um servidor e podem ser verificadas. “Cuidado com os posts agressivos, pois geram consequências”, alertou o advogado, citando que a legislação atual já prevê penalidades para crimes relacionados à internet.
“Tudo que publicamos na internet é nossa responsabilidade. Por isso, não podemos fazer o que queremos, pois estaremos sujeitos à penalidades da lei”, afirmou o especialista, que aconselhou: “Devemos rever nosso comportamento.”
A explanação de Ferreira fez parte de um ciclo de palestras, realizado entre junho e julho, que contou ainda com a apresentação de Kátia Costa, que falou sobre “Como Aumentar a Capacidade de Aprender”, dia 14/6, e a “Oficina de Comunicação Interpessoal”, conduzida por Flávia Muraro, da Movere Consultoria, dias 20 e 21/6, na unidade Brigadeiro do Ampliar, programa de profissionalização de jovens e adolescentes em situação de risco social, que conta com o apoio logístico do Secovi-SP.