Notícias

Balanço positivo

Quarta-feira , 18 de Abril de 2018

Programa de responsabilidade social do Secovi-SP, o Ampliar teve um 2017 repleto de atividades e prevê expandir cursos profissionalizantes neste ano

Posse da nova diretoria, cursos e projetos inovadores, parcerias, campanhas sociais e eventos beneficentes marcaram o ano de 2017 do Ampliar, programa de responsabilidade social do Secovi-SP, voltado à formação e profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para Leonardo Tavares, que assumiu a presidência da instituição em julho, 2017 foi desafiador. “Assumimos com o compromisso de manter o legado deixado pela presidente Maria Helena Mauad e com o objetivo de continuar oferecendo oportunidades para que jovens e adolescentes possam aprender uma profissão e, desta maneira, ingressar no mercado de trabalho”, disse.

Tavares destaca que, ao longo do ano, 1.200 alunos foram formados em 24 cursos ministrados na unidade Brigadeiro, localizada na região da avenida Paulista, coração da cidade de São Paulo. Além dos programas profissionalizantes, o Ampliar também oferece um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em parceria com a Associação Conservadora do Brasil (Acons-SP), que, no ano passado, beneficiou 35 jovens, que frequentaram as aulas ministradas, aos sábados, por nove professores voluntários.

“Temos resultados positivos com o ingresso de um aluno em uma universidade federal”, comemora Tavares, referindo-se a Vitor Resende, que está cursando Ciências Atuariais na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Queremos ampliar as oportunidades para mais jovens e consolidar o método de ensino do cursinho”, diz o presidente do Ampliar, que quer um envolvimento maior da família. “O acompanhamento dos pais é muito importante no processo de aprendizado do jovem.”

Além dos cursos, ao longo do ano, os alunos do Ampliar participaram de palestras com especialistas de diversas áreas, que abordaram temas como etiqueta corporativa, educação financeira, direito do trabalho, orientação vocacional, entre outros.

Incentivo ao voluntariado - O Ampliar também incentiva os jovens e adolescentes a exercerem a cidadania e a se envolverem em atividades voluntárias. Uma deles é o atendimento a pacientes do Hospital São Paulo, na região Sul da capital paulista. Em 2017, foram 178 atendimentos em 15 visitas integrantes do programa de humanização “Toque de Beleza”. No hospital, os alunos dos cursos de Manicure e Assistente de Cabeleireiro cortaram as unhas e os cabelos dos pacientes internados. Ao todo, desde 2009, esta ação totaliza 3.429 atendimentos.

“Esta parceria com o Hospital São Paulo proporciona lições que os jovens não têm na sala de aula, como o crescimento pessoal, a valorização da vida e a satisfação de fazer o bem ao próximo”, afirma Tavares. “Ainda há muito para fazer e precisamos expandir nossa atuação, oferecendo mais cursos e oportunidades para esses jovens que veem o Ampliar como uma porta de entrada para o mercado de trabalho.”

 

A fim de angariar recursos para seus programas educacionais, a instituição conta com parcerias e realiza eventos beneficentes. Em 2017, o Ampliar promoveu jantar e feijoada com renda revertida para suas atividades. Mais de 200 pessoas colaboraram para a viabilização do tradicional jantar, que teve como tema “Uma Noite de Cinema”. A feijoada foi prestigiada por cem convidados.

Na programação anual do Ampliar, estão duas campanhas sociais: uma para arrecadar agasalhos e outra para angariar brinquedos, que são doados para instituições filantrópicas cadastradas. Entre abril e junho, a Campanha “Pé Quente São Paulo” arrecadou 17.123 peças, entre roupas, calçados e cobertores. A Campanha do Brinquedo conseguiu mais de 4.200 donativos em eventos, postos de coleta e na carreata, realizada em dezembro.

“Estamos no caminho certo, mas, este ano, queremos ir além. A nossa meta é prosseguir com a captação de novos parceiros e patrocinadores, com vistas à implantação de novos cursos, aquisição de equipamentos e ferramentas, que vão contribuir para que o Ampliar profissionalize e ofereça chances concretas de trabalho a um número sempre crescente de jovens”, afirma Tavares.

Pessoas físicas e jurídicas podem colaborar com os programas de formação profissional do Ampliar por meio de doação financeira ou como voluntário nos cursos, eventos e campanhas. Entre em contato pelo e-mail ampliar@ampliar.org.br ou pelos telefones (11) 5591-1281/82/83. Mais informações: www.ampliar.org.br.

Reportagem de Rosana Pinto para a Revista Secovi-SP - A revista do mercado imobiliário
É permitida a reprodução, desde que citada a fonte  

Autor: Revista Secovi-SP - A Revista do Mercado Imobiliário edição 290, Março de 2018

Contato: (11) 5591-1282 - (11) 5591-1283 - (11) 5591-1246
Sede Administrativa - Unidade Bacelar - Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Mariana - São Paulo
Ampliar 2018 - Todos os direitos reservados