Notícias

Alunos do Ampliar têm palestra sobre planejamento financeiro

Quinta-feira , 15 de Junho de 2017

Na manhã do dia 9/5, na unidade Brigadeiro do Ampliar, Henrique Tomaz de Aquino, da Associação Brasileiros de Planejadores Financeiros, deu várias dicas aos alunos sobre como controlar gastos, economizar recursos e alcançar objetivos. A iniciativa fez parte da 4ª Semana de Educação Financeira, realizada de 8 a 14/5, com diversas ações educacionais em todo o Brasil.

 

Aquino destacou a importância de desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro, chamando a atenção para as decisões sobre finanças e consumo. “O dinheiro ajuda a conquistar os sonhos”, afirmou o planejador financeiro, que estimulou os alunos a falarem sobre os seus sonhos e as etapas necessárias para alcançá-los.

“Os sonhos motivam. Mas, ficar só sonhando, não adianta”, disse, destacando a necessidade de estarmos preparados para os imprevistos, como desemprego, problemas de saúde e outras questões que podem levar a gastos inesperados.

Sobre as fases da vida (infância, juventude e velhice), Aquino disse que o período mais produtivo da pessoa é entre 18 e 25 anos. “É a fase dourada da produção de dinheiro. Por isso, o jovem deve começar a guardar dinheiro cedo. Porque será na velhice que mais precisaremos destes recursos”, disse.

Em seguida, ele apresentou três perfis financeiros como exemplos para mostrar que é importante gastar com algo que queremos, mas também pensar no futuro. O especialista indicou o controle dos gastos e das despesas.

Outra dica é fazer um orçamento e controlar o fluxo de caixa. “Não pode ter mais despesa que receita”, disse, fazendo uma analogia com um time de futebol, no qual a receita é o ataque e a despesa é a defesa. “Temos que fazer mais gols do que levar”, brincou o palestrante.

Ele destacou a importância de fazer o registro de tudo que ganhamos e gastamos, e apresentou alternativas para aumentar a renda como, por exemplo, fazer permuta, negociar desconto, evitar desperdício, entre outras. Também alertou para as fraudes. “Tenha cuidado com dinheiro fácil”, recomendou. “Disciplina é muito importante. Mas, se ocorrer algum problema, não devemos desistir dos nossos sonhos”, aconselhou.

A planejadora financeira Graziela Suman também participou do evento, que contou ainda com a presença dos conselheiros do Ampliar, Leonardo Tavares, Lea Terra e Marcos Velletri.

 

Contato: (11) 5591-1282 - (11) 5591-1283 - (11) 5591-1246
Sede Administrativa - Unidade Bacelar - Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Mariana - São Paulo
Ampliar 2017 - Todos os direitos reservados