Notícias

Ampliar oferece curso preparatório para o Enem

Terca-feira , 21 de Março de 2017

O Ampliar, braço social do Secovi-SP com mais de 26 anos de atividades ininterruptas, oferece pelo segundo ano consecutivo curso preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), totalmente gratuito pra jovens em situação de risco social, em parceria com a Associação Conservadora do Brasil (CONS-SP). Em 2016, a iniciativa – denominada Projeto Saquarema – beneficiou 18 jovens, que participaram das aulas ministradas na Unidade Sete de Setembro, situada no Grajaú (zona Sul da Capital).

 

A segunda turma do curso preparatório para o Enem é oferecida na Unidade Brigadeiro do Ampliar, localizada na região da avenida Paulista. Desde o início de março, 35 estudantes frequentam aulas de Matemática, Física, Português, História, Filosofia, Sociologia, Redação e Atualidades, ministradas por voluntários, aos sábados. Os alunos também participam de simulados e têm aulas para revisar as provas a fim de entenderem com os erros e acertos.

“Ficamos muito satisfeitos com a receptividade da primeira edição do curso e ampliamos o número de vagas. O nosso objetivo é preparar os estudantes da rede pública de ensino para concorrer em igualdade de condições com outros jovens, que têm mais acesso a cursos particulares”, afirma Maria Helena Mauad, presidente do Ampliar.

Criado em 1998, o Enem é um exame oferecido, anualmente, aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio. O exame tem como objetivo principal possibilitar que o estudante tenha uma referência para autoavaliação, a partir das competências e habilidades do aluno.

Dessa forma, o Enem não mede o grau de assimilação e memorização de informações, mas privilegia a construção do pensamento e o desenvolvimento da autonomia. Essas habilidades não se restringem, portanto, aos conhecimentos acadêmicos – elas permeiam os saberes da vida. “Nesse sentido, temos procurado oferecer a esses jovens uma visão mais abrangente, ajudando-os a estruturar o raciocínio, desenvolver a cidadania e ter um olhar não só sobre o presente, mas também sobre o futuro”, afirma Leonardo Tavares, coordenador do projeto no Ampliar.

Ainda dentro desse contexto, com a finalidade de incrementar os conhecimentos e incentivar a leitura entre os jovens, o Ampliar está fazendo uma campanha destinada a arrecadar títulos da literatura brasileira e mundial (ver quadro). As obras irão compor uma biblioteca e serão utilizadas em todas as edições do curso. “Esses livros muitas vezes estão sem uso e podem ajudar a trajetória pessoal e profissional desses jovens”, diz Leonardo.

Profissionalização

Com a missão de promover educação e profissionalização de jovens e adolescentes e situação de risco social, o Ampliar foi fundado em 1990 e, desde então, contribuiu para a formação profissional de 54 mil jovens, em dezenas de cursos nas áreas administrativa, estética e informática, dentre outros, proporcionando o instrumental básico para que ocupem um lugar no mercado de trabalho.

“Os jovens aprendem uma profissão e muitos deles se tornam empreendedores. Se não tivessem uma oportunidade, certamente, seriam milhares de jovens nas ruas”, diz a presidente, informando ainda que são mais de 74 mil certificados emitidos pelo Senac e Payot. 

Contato: (11) 5591-1282 - (11) 5591-1283 - (11) 5591-1246
Sede Administrativa - Unidade Bacelar - Rua Dr. Bacelar, 1043 - Vila Mariana - São Paulo
Ampliar 2017 - Todos os direitos reservados